Manaus – Relógio Municipal


Imagem: JLPizzol

O Relógio Municipal, em Manaus-AM, foi construído em 1927. Projeto de Coriolano Durand, em estilo neoclássico e engrenagem de origem suíça.

CEDPHA – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas
Nome Atribuído: Relógio Municipal
Localização: Av. Eduardo Ribeiro, s/n – Centro – Manaus-AM
Processo de Tombamento: Decreto de 16/06/1988

Descrição: Inaugurado no início do século XX, o Relógio Municipal foi instalado na avenida Eduardo Ribeiro, em 1927, compondo a paisagem arquitetônica da praça XV de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz. No próximo dia 15, o espaço será novamente devolvido para a população totalmente revitalizado e o Relógio será reinaugurado como marco da história de Manaus.
O Relógio Municipal possui uma frase em latim gravada em volta do mostrador – “vulnerant omnes, ultma necat”, que em tradução livre diz: “todas ferem, a última mata”, significando que para tudo a um tempo de acabar, até mesmo a vida. As palavras lembram que um dia todos enfrentarão um momento crucial, para o qual nunca se está preparado, porque não há como saber a data exata de tudo.
O maquinário do Relógio Municipal foi todo importado da Suíça e montado em base de pedra, pelos antigos ourives da cidade de Manaus, conhecidos como Pelosi e Roberti. Em 1945, a prefeitura abriu um edital que selecionou o senhor Faeiz Isaac Sahdo para atuar na administração do Relógio. Lá, ele atuou com sua barraca de conserto de relógios e também era responsável pela manutenção do maquinário suíço.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Localizado na avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Relógio Municipal de Manaus faz parte do Patrimônio Histórico Estadual do Amazonas, tombado pelo Decreto 11.197, de 14 de junho de 1988. A obra possui, aproximadamente, cinco metros de altura e uma base quadrangular.
Há registros de que a primeira iniciativa de se construir um medidor de horas na Cidade data de 1854, quando o presidente da Província, Herculano Ferreira Pena, em pronunciamento à Assembleia Legislativa Provincial, expôs a necessidade da existência de um relógio público em Manaus.
No entanto, somente em 1926, seriam realmente dados os primeiros passos para sua edificação, quando o então prefeito Araújo Lima, em Mensagem Anual à Intendência Municipal, falou sobre a aquisição de um “magnífico cronômetro alemão”, o qual deveria ser instalado em um local público.
Fonte: IDD.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IDD
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.