Goiânia – Antigo Grupo Escolar “Modelo”


Imagem: Google Street View

O Antigo Grupo Escolar “Modelo”, em Goiânia-GO, foi tombado por sua importância cultural.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Prédio do antigo Grupo Escolar “Modelo”
Outros Nomes: Primeiro Grupo Escolar, Colégio Estadual José Carlos de Almeida
Localização: Rua 3, esquina com Rua 23, qd. 84, lt. 14 – Setor Central – Goiânia-GO
Resolução de Tombamento: Despacho nº 1.096, de 1982 (Processo CEC 302/81) e Decreto nº 4.943, de 1998 (Processo 16204654)

Descrição: Iniciou suas atividades em 1938. Em 1970, foi inaugurado o Colégio Estadual Brasil Central ao lado e, em 1972, o muro que separava as duas escolas foi derrubado e construído uma passarela coberta existente até hoje, passando a se chamar Ginásio Estadual Brasil Central. Já em 1974, a Escola mudou mais uma vez de nome, agora em homenagem a um ex-aluno muito inteligente que virou professor, passando a se chamar Escola Estadual Professor José Carlos de Almeida. Em 1996, por ter sido criado o 2º grau na escola, o nome mudou de novo para Colégio Estadual José Carlos de Almeida. O Edifício construído no estilo Arte decô, abriga 2.800 alunos aproximadamente, com 23 salas de aula. Inscrito no Livro do Tombo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás com lei de 13 de outubro de 1980 e decreto de 31 de agosto de 1998.
Fonte: IBGE.

Descrição: O bem cultural – Grupo Escolar Modelo – tombado pelo Estado – seu estado de conservação ruim não é compatível com sua representação na paisagem cultural da cidade, mobília urbana, tipo lanchonete, e painel de propaganda, tipo outdoors, criam conflito com o espaço, localizado entre o Teatro Goiânia e o Ateneu Dom Bosco. Considera-se uma falta este patrimônio não ter integrado o Dossiê Federal – como o primeiro edifício destinado
ao antigo ensino primário na cidade – arquitetura oficial projetada pela Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado – SVOP.
Fonte: Iphan-GO.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan-GO
IBGE
Iria Brzezinski


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.