Goiânia – Ateneu Dom Bosco


Imagem: Google Street View

O Ateneu Dom Bosco, em Goiânia – GO, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural para a cidade.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Ateneu Dom Bosco
Localização: Alameda dos Buritis, 485, qd. A1 – Goiânia-GO
Resolução de Tombamento: Despacho nº 1.096, de 1982 (ProcessoCEC 302/81)

Descrição: A convite de D. Emanoel Gomes de Oliveira, bispo de Goiás, antiga Vila Boa, o Pe. Ernesto Carlette, superior dos salesianos de Mato Grosso e Goiás, juntamente com o Pe. João Pian e o Pe. João Greiner, chegaram na antiga Vila Boa em janeiro de 1941, com o objetivo de construr uma escola agrícola e o oratório festivo.
Em março do mesmo ano o interventor de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, fez a doação do terreno no atual setor Vila Nova para a construção do prédio. Não achando conveniente a construção neste local, decidiram, junto a Pedro Ludovico, escolher outro local para a instalação da obra salesiana.
Em 3 de junho de 1941, foi assinado o decreto da doação dos lotes para o Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco. Posteriormente, os salesianos compraram mais uma parte do terreno em troca de bolsas de estudos para os alunos que a prefeitura indicava.
O dia 29 de dezembro de 1941 transformou-se em uma data histórica, pois foi lavrada a primeira ata estabelecendo os educadores responsáveis pelas disciplinas e o início da matrícula para o curso de administração de férias.
Em julho de 1942, o colégio foi oficialmente inaugurado, contando com a presença de 60 alunos que, após terem participado da missa campal, desfilaram devidamente uniformizados. A escola oferecia os cursos 1º Ginasial, 1º Científico e o 1º Técnico em Contabilidade, além do curso de admissão.
No ano de 1944, foi inaugurado o internato masculino com 44 alunos. Essa modalidade perdurou até o ano de 1972. A partir de 1973, na gestão do Pe. Otto da Fonseca, o Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco passou a matricular meninos e meninas.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.