Iporanga – Centro Histórico


Imagem: José Antonio Zagato

O Centro Histórico de Iporanga-SP foi tombado por sua importância cultural. É composto por 69 edificações em pau-a-pique.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
Centro Histórico de Iporanga
Localização: Centro – Iporanga-SP
Número do Processo: 057/71
Resolução de Tombamento: Resolução 18, de 20/06/1980
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 26/06/1980, p. 52
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 132, p. 24, 29/05/1981

Descrição: Iporanga, elevada a Município em 12 de janeiro de 1874, tem sua origem ligada a um dos antigos arraiais de mineração, denominado Santo Antônio. Em 1755, quando o arraial já havia se transformado em povoado, foi construída a capela em homenagem a Santana e, em 1800, iniciada a construção da Igreja Matriz de Santana. Com a decadência da mineração, voltou-se para as atividades comerciais e, a partir do início deste século, perdeu a supremacia para outros centros, permanecendo, desde então, um longo tempo isolada. Atualmente dedica-se quase que exclusivamente à exploração do turismo.ade de transporte intermunicipal e o incentivo ao
Este período de isolamento propiciou a conservação das 69 edificações tombadas, caracterizadas pela simplicidade, e pela utilização do pau-a-pique. O conjunto é formado por casas térreas conjugadas, no alinhamento frontal dos lotes, e cobertura em duas águas com cumeeiras paralelas às calçadas em pedra.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.