Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos


Imagem: Arquitetura alagoana

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Maceió-AL, terminou em meados de 1835. Iniciou como capela no início do séc. XIX.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Igrejas de Maceió (Catedral Metropolitana, Igreja de N. Sª do Livramento, Igreja de N. Sª do Rosário dos Pretos, Igreja Bom Jesus dos Martírios, Capela de São Gonçalo de Amarante)
Localização: Maceió-AL
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 33.127, de 31/08/1988

Descrição: Segundo MÉRO (1987), a cruz foi a primeira fase da manifestação do catolicismo popular, seguida pelo oratório, ermida, capela e igreja. O autor diz ainda que na antiga Rua João Pessoa (atual Rua do Sol, Centro da cidade), no início do século XIX, existiu um cruzeiro que deu origem a uma capela e posteriormente a atual igreja, situada em frente à capela que foi demolida.
Há controvérsias em relação às referências da data de organização da Irmandade do Rosário: 20 de fevereiro de 1829 (LIMA JÚNIOR, 2002) e 28 de fevereiro de 1828 (COSTA, 1981). Após demolição da capelinha primitiva, a construção do tempo atual terminou em meados de 1835. Em 1840, o então presidente da Província, Visconde de Sinimbu, indicara o consistório da igreja para servir de Assembléia Provincial, mas a Assembléia nunca se reuniu aí por achar o local inadequado para tal fim. Em 1864, Tibúrcio Alves de Carvalho resolveu substituir a construção de alvenaria e tijolo por outra mais forte e resistente. Essa reforma foi o ponta-pé inicial para transformar a pequena capela, num suntuoso templo.
De linha predominantemente neoclássica, a fachada apresenta dois aspectos que divergem do estilo: o frontão com curvas – aspecto do Barroco Brasileiro – e o tímpano, que ao invés de ter um nicho, tem uma janela, aspecto explicado por MÉRO (1987) como uma evolução do frontão. Uma das torres possui cobertura bulbosa com quatro coruchéuse revestida em uma técnica portuguesa chamada “embrechado”, que consiste do revestimento cacos de azulejos (os quais, segundo MÉRO, tratam-se de cacos de prato azul), confirmando a simplicidade da construção.
Com formas geométricas puras e paredes externas revestidas com dois tipos diferentes de azulejos, possui interior simples, chamando atenção apenas um lavabo de mármore que pode ter vindo de Portugal e o altar com detalhes neogóticos, indicando talvez que o anterior tenha sido demolido.
Em frente à igreja havia um cruzeiro de madeira com base de alvenaria, que desapareceu antes do fim do século XIX. Dentre outras modificações sofridas pela igreja pode-se citar: fechamento da abertura existente na torre esquerda, alterações na escadaria, adição do galo de metal na torre direita. Este último movia-se de acordo com o vento, mas está há muito tempo imóvel devido talvez à ação de ferrugem. MÉRO (1987) diz que desde a Idade Média o galo no topo das igrejas era comum, significando vigilância.
Fonte: Arquitetura alagoana.

CONJUNTO:
Maceió – Capela de São Gonçalo de Amarante
Maceió – Catedral Metropolitana
Maceió – Igreja Bom Jesus dos Martírios
Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Livramento
Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Arquitetura alagoana


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.