Maceió – Igreja Bom Jesus dos Martírios


Imagem: Arquitetura alagoana

A Igreja Bom Jesus dos Martírios, em Maceió-AL, foi tombada por sua importância cultural.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Igrejas de Maceió (Catedral Metropolitana, Igreja de N. Sª do Livramento, Igreja de N. Sª do Rosário dos Pretos, Igreja Bom Jesus dos Martírios, Capela de São Gonçalo de Amarante)
Outros Nomes: Igreja Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios
Localização: Maceió-AL
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 33.127, de 31/08/1988

Descrição: Em 3 de maio de 1833, o negro Manoel Luís Correia reunidos com outros na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundaram a Irmandade de Bom Jesus dos Martírios, cogitando a construção de uma nova capela para abrigar a recém-formada Irmandade. Três anos depois, através do provedor, José Antônio Rodrigues, iniciou-se a construção da capela, no mesmo local da atual igreja, na Praça dos Martírios ou Praça Floriano Peixoto. Este provedor teve ajuda dos fiéis, dos irmãos além de Jerônimo da Costa Belém, que estava à frente da construção. De acordo com CASTRO (1981), a capela era de alvenaria e alicerce de pedra feito com óleo de baleia (espécie de cimento, como costume da época), coberta de telhas e de madeira vinda do morro do Jacutinga, por trás da mesma.
Em 1864, a capela ameaçava ruir. Os homens humildes que ergueram a ermida foram desaparacendo e outros mais endinheirados, entre eles o Sr. Tibúrcio Alves de Carvalho, entçao provedor da Irmandade, deram continuidade à construção, erguindo o templo atual, em frente ao antigo. Mesmo incompleta, em 1869 já se realizavam cerimônias.
Em 31 de outubro de 1880 foi colocada a cumeeira e em 30 de outubro de 1881 houve a bênção solene do templo. Há indícios de que, até 1915 existiam vários ex-votos na entrada da igreja, expressão da cultura popular religiosa; de acordo com MÉRO (1987), foram retirados pelo “puritanismo de uma sociedade modernizada e elitista” (p.52). Dessa forma, a igreja foi tomada pelos brancos, aristocratizando-se, sendo considerada uma das mais belas de Maceió.
Sua arquitetura apresenta fachada eclética de traços neogóticos (com arcos apontados, semelhantes aos ogivais), adornos em alto-relevo ao estilo Rococó, além de azulejos portugueses e frontão triangular com três cruzes no tímpano; o retábulo do altar-mor possui linha neoclássica com fundo branco e frisos dourados. A nave condiz com o traçado colonial em forma de “T”, sendo a capela-mor estreita e profunda, de um lado a sacristia e do outro o salão de reunião. Em meados de 1961, os jornais noticiaram que criminosos estavam retirando ao azulejos portugueses da fachada. Em 1970 foram recolocados todos os azulejos da igreja, trazidas de Portugal pelo frei Caetano e colaboradores. Esse mesmo frei não aprovou dotar a igreja de iluminação moderna, sendo providenciadas lamparinas ao estilo antigo, o que corrobora a visão do estilo barroco.
Em 1986, a prefeitura de Maceió veio a descaracterizar o templo, abrindo uma rua que passa em frente à essa escadaria. De acordo com LIMA JÚNIOR (1987), a escadaria da igreja dos Martírios ia até quase o centro da praça e com essa abertura da rua ficou totalmente destruída. Os oito lampiões existentes na frente da igreja desde a data de sua fundação em um dos lados foram conservados, o que não aconteceu com os gradis que davam acesso à igreja. Porém, em data não específica, esses lampiões foram roubados e o único deles localizado pelo então Secretário da Educação, Dr. Deraldo Campos, foi instalado novamente ao lado da igreja.
Fonte: Arquitetura alagoana.

CONJUNTO:
Maceió – Capela de São Gonçalo de Amarante
Maceió – Catedral Metropolitana
Maceió – Igreja Bom Jesus dos Martírios
Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Livramento
Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Arquitetura alagoana


3 comments

  1. Marise Simone |

    Hoje é o dia de agradecer ao sacerdote da Igreja do Martirios, pelo seu aniversário, que nos ilumina e traz a palavra de Deus para as nossas vidas. Feliz Dia Frei Francisco

  2. Dhérick |

    Vou todos os dias a santa missa que tem de 12h. Padre Francisco e Frei Romildo, peço a Deus que me ajude a discernir minha vocação. Louvado seja Deus.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.