Cachoeira do Sul – Château d’Eau


Imagem: Iphae

O Château d’Eau, em Cachoeira do Sul-RS, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Château d’Eau
Localização: Praça Balthazar de Bem – Cachoeira do Sul-RS
Número do Processo: 0508-1100/08-7
Publicação no Diário Oficial: 27/03/2017

Descrição: O Château D’Eau é um chafariz histórico que fazia parte do sistema de distribuição de água da cidade de Cachoeira do Sul.
O monumento foi posto em funcionamento em 18 de outubro de 1925. A concepção foi do Eng. Walter Jobim e o projeto estrutural do Eng. Antonio de Siqueira, pertencente ao quadro da Secretaria de Obras de Estado. As figuras femininas e o Netuno colocado no topo do reservatório são dos escultores Gaudenzi e Adloff e a execução da estrutura foi realizada pela Empresa Silveira, Soares e Cia.
O conjunto foi implantado no centro da Pça. Baltazar de Bem, com linhas clássicas conforme a tendência da época, tendo sido símbolo do desenvolvimento local. Fica próximo à Igreja Nossa Senhora da Conceição e à Antiga Intendência. O bem sofreu várias intervenções e acréscimos ao longo do tempo. Em 1930 foram plantadas palmeiras circundando a obra. Três anos mais tarde houve a recuperação com melhoramentos no sistema de iluminação. Em 1959 foi introduzida uma nova bacia, mais profunda e com fontes luminosas em forma de estrelas de cinco pontas. Posteriormente, em 1964, foi pintado e a bacia mantida com peixes decorativos.
A obra deixou de integrar o sistema de distribuição de água da cidade na década de 1970.
O Château d’Eau foi declarado integrante do Patrimônio Cultural do Estado pela Assembleia Legislativa do Estado (2006) e tombado em nível municipal (2012).
O tombamento estadual do conjunto arquitetônico do Château D’Eau, oficializado pela Portaria SEDACTEL Nº 15/2017, inclui a estrutura de concreto armado, toda a colunata e o gradil de ferro, as oito ninfas e a figura de Netuno, a cúpula da parte superior e todos os detalhes decorativos e construtivos do conjunto. Está tombada também a implantação original, assim como o calçamento em pedra portuguesa com os desenhos da concepção original do projeto.
A restauração do monumento foi iniciada em 2016 e concluída em 2017, com financiamento da Corsan.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.