Urussanga – Casa de Caetano Bez Batti


Imagem: Google Street View

A Casa de Caetano Bez Batti foi construída em 1936. Tornou-se uma edificação de uso residencial/comercial (Merona Modas) nos anos de 2004/2005.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa de Caetano Bez Batti
Outros Nomes: Casa Bosa
Localização: Praça Anita Garibaldi, nº 166 – Urussanga-SC
Número do Processo: Nº 189/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.464, de 23/11/2001

Descrição: Importante unidade, com características ecléticas, mas com clara influência volumétrica dos sobrados urbanos ítalo-brasileiros. Em função do seu porão bem mais alto, que pode ser considerado quase um pavimento térreo, tornou-se uma edificação de uso residencial/comercial. O tratamento dado à fachada principal buscou diferenciar formalmente seus dois lados , desde as aberturas até a platibanda.
Fonte: FCC.

Descrição: Construída em 1936, teve como primeiro proprietário Caetano Bez Batti. Tornou-se uma edificação de uso residencial/comercial (Merona Modas) nos anos de 2004/2005. O proprietário atual da casa é Edson Bosa.
A edificação, de características ecléticas, tem também clara influência volumétrica dos sobrados urbanos ítalo-brasileiros. Possui porão alto que pode ser considerado quase um pavimento térreo. Possui dois pavimentos, com telhado em duas águas. Na fachada central, o piso superior possui três janelas. Platibanda na fachada principal recobre parcialmente o telhado.
Fonte: UDESC.

Descrição: A proteção estadual no município de Urussanga vem preservar o legado construído pelo imigrante ítalo-brasileiro, nas dimensões urbana e rural. Embora tenha se iniciado como um núcleo da Colônia Azambuja, Urussanga tornou-se o mais expressivo centro urbano da cultura italiana no Estado. Na área urbana, o valor patrimonial encontra-se sedimentado na praça principal, núcleo original, espelho da miscigenação ocorrida com a forma luso-brasileira de construir, influenciada pelo centro de importância regional que foi Laguna.

Embora de caráter singelo, a arquitetura traduz um quadro evolutivo, que vai desde unidades expressivas da cultura italiana como os sobrados austeros com enquadramentos de pedra, passando por unidades próprias do ecletismo, com ornamentos, arrematados por platibandas balaustradas. Mesmo apresentando esta heterogeneidade de linhas arquitetônicas, o conjunto de edificações possui uma volumetria e um gabarito ainda uniforme, sendo a praça o agente conformador deste espaço urbano, palco da vida social em todas as suas dimensões, devendo sobre ela também estender a proteção do tombamento estadual.

Entretanto, é na área rural que encontramos a mais genuína representação da forma de construir dos imigrantes italianos. São casas térreas e sobrados de pedra rebocados ou não, na sua maioria localizados ao longo de estradas que ligam os municípios de colonização italiana no sul do Estado. Ao longo da SC 446, no distrito de Rio Maior, ao norte de Urussanga, encontra-se o maior número de edificações do gênero.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Veridiana Mendes
UDESC


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