Maceió – Camarão Alagoano – Bar das Ostras


Imagem: Secretaria da Cultura

O Camarão Alagoano, em Maceió-AL, foi registrado por sua importância cultural.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Camarão Alagoano – Bar das Ostras
Localização: Av. Cruzeiro do Sul – Vergel – depois mudou-se para R. Prof. Teonilo Gama – Trapiche da Barra – Maceió-AL
Resolução de Tombamento: 09/04/2013

Descrição: A receita do ‘Camarão Alagoano – Bar das Ostras’ foi o primeiro bem registrado em Alagoas por meio da resolução do Conselho Estadual de Cultura de 09 de Abril de 2013. O pedido de registro foi encaminhado a Secretaria de Cultura em virtude das insubstituíveis lembranças que o sabor dessa receita deixou na memória daqueles que tiveram a oportunidade de prová-la no antigo Bar das Ostras, que teve sua primeira sede no bairro do Vergel do Lago ainda nos anos 50.
O Bar de propriedade de Dona Oscarlina e Seu Pedro (pecador da lagoa Mundaú e comerciante de peixes e crustáceos no bairro da Levada), mudou de endereço três vezes, tendo fechado as portas de sua última sede no bairro de Jatiúca em 2002. Ao longo desses anos a fama da receita se expandiu, o sabor conservou-se inalterado e a receita se manteve em segredo.
Seu Registro como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas teve como objetivo, portanto, valorizar as referências culturais, os saberes, a história e a memória ligadas à tradição gastronômica do Estado, fortemente relacionada ao ecossistema das lagoas, as técnicas de manuseio e tratamento de pescados e crustáceos, bem como a produção artesanal de ingredientes, tais como a manteiga produzida nos municípios de Major Izidoro e Batalha, insubstituíveis no preparo desse particular jeito de se fazer camarão. O Registro apóia-se também nos relatos históricos que confirmam ser o Bar das Ostras uma referência gastronômica de Alagoas, tendo sido ponto de encontro da elite política e intelectual do Estado, durante o longo período que compreende os anos de 1950 a 2002.
Após registrada, a receita do ‘Camarão Alagoano – Bar das Ostras’ passa a ser alvo de ações de salvaguarda, que tenham por objetivo estimular sua divulgação, preparo e preservação das condições que tornam possível o acesso aos seus especiais ingredientes. Estas iniciativas visam ainda fortalecer o reconhecimento dessa receita como bem cultural imaterial de Alagoas: sabor a ser preparado e provado por todo alagoano!
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

RECEITA – INGREDIENTES:
1 kg de camarão vila franca
1 tomate
1/2 cebola
1/3 pimentão verde
1 colher de vinagre Pimentão ou Tomatão
1/2 limão
2 colheres de azeite de oliva
600g de manteiga artesanal de Batalha ou Major Izidoro
1/3 de maço de coentro
2 colheres de extrato de tomate concentrado

MODO DE PREPARO:
Colocar em água fervente os camarões, deixar por 10 minutos. Em seguida retirar os camarões da água fervente e colocá-los em água fria e descascar.
Após limpar os camarões, colocá-los novamente na água com um pouco de sal, deixar ferver por uns 5 minutos. Esfriar e reservar. Colocar no liquidificador o tomate, a cebola, o pimentão, o coentro, vinagre e extrato de tomate. Em seguida, colocar o molho liquidificado numa panela, leve ao fogo, acrescentando o azeite, limão, deixe cozinhar por 10 minutos, sem reduzir o volume. Mexendo sempre. Coloque a metade da manteiga, os camarões, continue mexendo, acrescente o resto da manteiga, deixando ferver por minuto em fogo baixo.

RENDIMENTO: 2 porções

FAROFA – INGREDIENTES:
1 cebola grande cortada em rodelas
1/3 xícara de óleo
1/3 Xícara de extrato de tomate concentrado
200g de manteiga artesanal
1 e 1/2 kg de farinha de mandioca quebradinha
1 colher de sopa de colorau
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Em uma panela colocar o óleo e a cebola, até que fique transparente. Acrescente a manteiga , o extrato de tomate e o colorau, mexer até dissolver. Aos poucos colocar farinha misturando com a colher. Provar e acertar a quantidade de sal.

RENDIMENTO: 4 porções

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.