Teresina – Theatro 4 de setembro


Imagem: Almanaque Lusofonista

O Theatro 4 de Setembro, em Teresina-PI, começou a ser construído em junho de 1890. Autoria do engenheiro Alfredo Modrak.

FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí
Nome atribuído: Theatro 4 de setembro
Localização: Praça Pedro II – Teresina-PI
Resolução de Tombamento: nº 9198, de 17/06/1994
Livro de Tombo: Nº insc. 30, de 27/02/1997
Uso atual: Casa de espetáculo

Descrição: A decisão da construção de uma sede definitiva para a realização de espetáculos teatrais em Teresina ocorreu no dia 4 de Setembro de 1889, com o início das obras a partir de junho de 1890. A inauguração somente ocorreu no dia 21 de abril de 1894.
A planta do Theatro é de autoria do engenheiro Alfredo Modrak, e sua fachada incorporou elementos do Neogótico e do Neoclássico, expressão do ecletismo que vigorou a partir do século XIX.
Durante o primeiro período de existência, da inauguração até a década de 30, o Teatro teve uma participação efetiva na dramaturgia piauiense. No início  dos anos 30, com o advento do cinema falado, as encenações teatrais caem em decadência. As instalações do Teatro passaram então a funcionar como sala de exibições de filmes e a sediar outros tipos de manifestações sócio-culturais, como conferências literárias, solenidades cívicas e bailes de carnaval.
Desde sua inauguração, o imóvel sofreu várias intervenções, sendo o maior em 1973, quando foi modificado internamente e teve sua área duplicada, com a construção de dois corpos laterais, justapostos ao seu corpo primitivo.
Na reforma iniciada em 1995, o Clube dos Diários foi integrado ao Theatro, valorizando os aspectos históricos dos dois imóveis.
Fonte: Fundac.

Descrição: Espaço com 600 lugares, a maior casa de espetáculos do Piauí conta com recursos de som e iluminação próprios para apresentações teatral – adulto e infantil, de dança e de humor. O Theatro 4 de Setembro está integrado ao Clube dos Diários, configurando um verdadeiro Complexo para a arte e para a cultura piauiense.
Aberto para a comunidade em geral de segunda a sábado, para apresentações e visitação. O prédio possui portas em arco ogival e frontão decorado, simetria da fachada e distribuição eqüitativa das janelas laterais. A última reforma demoliu o anexo existente nas laterais para implantação de um jardim e valorização da arquitetura do teatro.
Fonte: Secult Piauí.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundac
BNB
Secult
Rede social
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.