Pedro II – Memorial Tertuliano Brandão Filho


Imagem: Fundac

O Memorial Tertuliano Brandão Filho, em Pedro II-PI, foi tombado por sua importância cultural.

FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí
Nome Atribuído: Memorial Tertuliano Brandão Filho
Localização: Praça da Independência – Pedro II-PI
Resolução de Tombamento: nº 8.686, de 06/07/1992
Livro do Tombo: Nº insc. 24, 15/09/1992
Uso Atual: Memorial

Descrição: Edificação localizada no município de Pedro II. Foi construída na década de vinte, possuindo linhas neoclássicas marcantes, onde pode-se constatar a utilização de platibandas e ricas balaustradas em ferro trabalhado. O imóvel pertenceu à família do Deputado Milton Brandão, (já falecido), que manifestou desejo e legou através de instrumento pública de testamento, que a casa fosse doada ao Patrimônio Cultural do Piauí e utilizada como Memorial com o nome de seu pai, para abrigar em seus espaços o Centro Cultural de Pedro II. A fim de concretizar esse objetivo, no ano de 1987, a Secretaria de Cultura do Estado, promoveu a restauração do imóvel visando resguardar as características originais de tal patrimônio arquitetônico. Além disso, foi exposto à visitação pública um importante acervo de peças antigas.
Fonte: Fundac.

Descrição: O Memorial foi inaugurado em 10 de março de 1987, pelo então governador do Piauí, José Raimundo Bona Medeiros. O prédio montado pela arquiteta Alcília Afonso e pelo artista plástico Nonato Oliveira.
O acervo é composto por 800 peças, sala da família, sala em memória do deputado Tertuliano Brandão, biblioteca com 988 volumes, auditório com 50 lugares e lojas de artesanato.
Fonte: SeCult.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundac
SeCult


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.