Itu – Asilo Colônia Pirapitingui


Imagem: Google Street View

O Asilo Colônia Pirapitingui, em Itu-SP, foi tombado por sua importância cultural.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Antigo Asilo Colônia Pirapitingui
Outros Nomes: Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes
Localização: Itu-SP
Número do Processo: 72097/14
Resolução de Tombamento: Resolução SC-66, de 19/12/2017
Publicação do Diário Oficial:  Poder Executivo, Seção I, 21/12/2017, p. 58-59
Tombamento Homologado

Descrição: O Asilo Colônia Pirapitingui integrou a rede paulista de profilaxia e tratamento da hanseníase, implantada durante a vigência do isolamento compulsório dos portadores da doença entre os anos de 1930 e 1960. Os remanescentes dessa rede documentam a lógica arquitetônica e territorial de internação obrigatória, praticada pela saúde pública no país e no mundo em um contexto sanitarista e disciplinador. Os complexos delimitados, construídos em locais afastados dos centros urbanos, com edificações e regramentos capazes de garantir o isolamento compulsório dos hansenianos. Os asilos colônia constituíram a materialização dos estigmas socioculturais revestidos de bases eugenistas e científicas, que foram imputados aos filhos portadores de hanseníase
por décadas.
O Asilo Colônia Pirapitingui foi a maior unidade asilar da rede e manteve superlotação, sendo palco de constantes revoltas e fuga de internos, bem como um exemplo do recrudescimento das medidas punitivas em complexos hospitalares no período. Atualmente, o conjunto abriga um centro de tratamento para hansenianos e outras especialidades médicas. Trata-se, portanto, de uma instituição que mantém a vinculação à saúde pública e ao atendimento de pacientes que também requerem certo isolamento e são socialmente estigmatizados.
O antigo Asilo Colônia Pirapitingui, no município de Itu, é formado por edificações e remanescentes relacionados à rede asilar, implantada durante o programa de tratamento da hanseníase no Estado de São Paulo.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Castro; Watanabe
Marzliak, et al.
Secretaria de Saúde
Franciscanos
Fiocruz
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.