Campinas – Bosque dos Jequitibás


Imagem: Condephaat

O Bosque dos Jequitibás, em Campinas-SP, foi criado em 1884 por Francisco Bueno de Miranda que manteve grande parte da vegetação existente.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído:
Bosque dos Jequitibás
Localização:
 R. Coronel Quirino, R. General M. Salgado, R. Uruguaiana e R. Pedro Álvares Cabral – Campinas-SP
Número do Processo: 09907/69
Resolução de Tombamento: Resolução de 09/04/1970
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 10.04.1970, p. 32
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Nº inscr. 1, p. 302, 26/10/1973

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Bosque dos Jequitibás
Número do Processo:
03/93
Resolução de Tombamento: Resolução 013, de 02/09/1993

Descrição: O Bosque dos Jequitibás foi criado em 1884 pelo Sr. Francisco Bueno de Miranda, que manteve grande parte da vegetação existente. Foi adquirido pelo poder público municipal em 1915, o espaço já se constituía uma área de banhos e passeios.

Atualmente, com dois alqueires de reserva florestal e mais de 400 espécies cadastradas, o Bosque oferece fontes e bicas de água potável, um zoológico com 600 espécies de aves, répteis e mamíferos, uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil).
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

Descrição: O Bosque dos Jequitibás foi criado em 1884 por Francisco Bueno de Miranda que manteve grande parte da vegetação existente. No começo do século, realizou obras como a abertura de alamedas e definição de áreas para piqueniques, viabilizando sua utilização pelo público, como era a sua intenção. Sem o consentimento da companhia de ferro-carril local, implantou o transporte de bondes sobre trilhos, à tração animal, que teve de ser desfeito, levando o proprietário a oferecer o imóvel à prefeitura que o adquiriu em 1915. Situado no centro da cidade de Campinas, em área totalmente urbanizada, o Bosque, de aproximadamente 10 ha, remanescente da flora original da região, permanece pouco alterado em sua composição arbórea, apesar da introdução de outras espécies vegetais. Possui uma nascente de água que alimenta um pequeno lago, no qual há uma ilha, um pequeno zoológico, além de museus, teatros e bares.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.