Recife – Torre de Atracação do Graff Zeppelin

Facebook
instagram

Imagem: Google Street View

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Torre de Atracação do Graff Zeppelin e sua área de proteção de 84.000 m², situado no antigo Campo do Jiquiá.
Localização: Parque Jiquiá – Recife-PE
Região:
RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 63
Descrição: No dia 22/05/1930, chegou pela primeira vez ao Brasil o dirigível aéreo alemão Graff Zappelin. O Recife foi a primeira cidade brasileira na qual atracou o dirigível, que tornou-se mundialmente conhecido como zeppelin, em homenagem ao Conde Ferdinand von Zeppelin, seu inventor. Para tornar possível a aterrissagem do zeppelin no Recife, o Governo de Pernambuco custeou a montagem de uma torre de ferro e o transporte de tubos especiais de gás, vindos da Alemanha.
Entre os anos de 1930 e 1937, centenas de pessoas acorriam ao Campo do Jiquiá nas chegadas dos dirigíveis, trnasofrmando-as em acontecimento social de grande público.
A torre de atracação, objeto do tombamento, é a única existente no Brasil e possivelmente no mundo. A torre é uma estrutura de ferro com 19 metros de diâmetro na base e aproximadamente a mesma dimensão de altura. O corpo central é envolvido por uma treliça metálica e na parte superior existem dois patamares circulares aos quais se tem acesso por uma escada de ferro.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundarpe
Wikipedia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *