São Cristóvão – Capela do Engenho Poxim


Imagem: Paul R. Burley

A Capela do Engenho Poxim, em São Cristóvão-SE, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Engenho Poxim: Capela de Nossa Senhora da Conceição
Localização: São Cristóvão-SE
Número do Processo: 298-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 225, de 21/09/1943
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 291-A, de 21/09/1943
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: O município de São Cristóvão foi fundado em fins do século XVI, por Cristóvão de Barros. No final desse mesmo século foi transferida para lá a sede da capitania de Sergipe d’El Rey. Em 1636 a cidade foi invadida, assaltada e incendiada pelas tropas de Maurício de Nassau, só retornando ao controle do governo português em 1645. Em 1855 se deu a transferência da capital da província de Sergipe para Aracaju.
Não foram encontradas informações relativas à construção da capela nas publicações consultadas. Contudo, no portal da igreja há uma inscrição indicando o ano de 1751. A capela se encontrava em razoável estado de conservação até 1947, sendo que vistorias feitas no local em 1968 e 1971 constataram a deterioração do imóvel. Tal fato serviu para que fosse aberto, em 1972, um processo de sindicância a fim de apurar as responsabilidades sobre o abandono e subtração do imóvel, bem como dos objetos nele existentes.
A construção possui portada de pedra de verga reta, decorada por motivos fitomórficos. A portada é encimada por cimalha possuindo folhas almofadadas. Ao lado da porta existem dois vãos cegos de formato retangular onde devem ter existido janelas. A capela é ladeada por cunhais encimados por pináculos. O frontão é curvilíneo, encimado por crucifixo. O telhado é em duas águas, possuindo beiral em cimalha. Na parte interna, o altar-mor é realizado em alvenaria, encimado por nicho em madeira. O púlpito é em madeira com taça (base) em pedra. A igreja possui pia batismal em pedra decorada.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia (em inglês)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *