Orleans – Casa de João Félix Barzan


Imagem: Iphan

A Casa de João Félix Barzan, em Orleans-SC, foi construído por Ignácio Barzan e a obra teve início em 1929 e levou três anos para ser finalizada.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Barzan, João Félix
Localização: SC 446, Km 4 – Palmeira do Meio – Orleans-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

Descrição: A Casa Barzan (edificação de 1929, em Palmeira Alta) é considerada um monumento nacional da imigração italiana.
Fonte: Governo Estadual.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído: 
Sobrado da Família Barzan
Número do Processo:
175/2000
Decreto de Tombamento:
n° 5.921, de 21/11/2002.

Descrição: O Sobrado foi construído por Ignácio Barzan no início dos anos 1930 e possui planta comum nas casas dos imigrantes italianos, com a cozinha separada do corpo da casa, térreo com sala central dando acesso aos quartos, sótão utilizado como quarto e cantina no porão.

A estrutura foi erguida em alvenaria autoportante de pedra e é um exemplar significativo da arquitetura ítalo-brasileira.

O telhado é de duas águas com telhas francesas e as aberturas em arco pleno. Apresenta assoalho de tábuas corridas originais e divisórias de madeira com pintura estêncil.
Fonte: FCC.

Prefeitura Municipal de Orleans-SC
Nome Atribuído: Casa de Pedra Barzan
Localização: SC 446, Km 4 – Palmeira do Meio – Orleans-SC

Descrição: O sobrado foi construído por Ignácio Barzan e, segundo relatos orais, a obra teve início em 1929 e levou três anos para ser finalizada.
O sobrado da família Barzan é a única edificação das diversas regiões de imigrantes italianos de Santa Catarina construída em alvenaria autoportante de pedra que utiliza o granito e não o arenito como material construtivo. Sua planta retrata o modo usual de divisão dos cômodos nas casas dos imigrantes italianos: cozinha separada do corpo principal da residência, térreo com sala central dando acesso aos quartos e sótão utilizado também como dormitório. A cantina, no porão, é outro elemento comum nas casas de imigrantes italianos. Na fachada, a diferenciação das funções de cantina e residência é dada pela maneira distinta de colocação das pedras nas paredes do nível da cantina e do restante da casa e pelo tipo de esquadrias das aberturas.
A edificação faz parte dos Roteiros Nacionais de Imigração (código ORL002).
Fonte: UDESC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Governo Estadual
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.