Rio Grande do Sul – Tava


Imagem: Iphan

A Tava Miri São Miguel Arcanjo converge significados e sentidos do povo indígena Guarani- Mbyá ao sítio histórico que abriga os remanescentes da antiga Redução Jesuítico-Guarani de São Miguel Arcanjo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Tava: Lugar de Referência para o Povo Guarani
Localização: Estado do Rio Grande do Sul
Abrangência: Local
Livro de Registro de Lugares: Inscr. nº 32, de 12/03/2014
Descrição: O Iphan inscreveu, em dezembro de 2014, o bem imaterial Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani no Livro de Registro de Lugares. Para os Guarani-Mbyá, a Tava é um local onde viveram seus antepassados, que construíram estruturas em pedra nas quais deixaram suas marcas, e parte de suas corporalidades, por conter os “corpos” dos ancestrais que se transformaram em imortais; onde são relembradas as ‘belas palavras’ do demiurgo Nhanderu. Nesses locais, é possível vivenciar o bom modo de ser Guarani-Mbyá e esse modo de viver permite tornar-se imortal e alcançar Yvy Mara Ey (a Terra sem Mal).
Fonte: Iphan.

Descrição: A proposta de registro, no Livro de Registro de Lugares, da Tava Miri São Miguel Arcanjo como lugar de importância e referência cultural para o povo Guarani foi apresentada pelos representantes das comunidades M’Byá Guarani, com apoio da Superintendência do Iphan no estado do Rio Grande do Sul. A Tava enquanto patrimônio cultural converge significados e sentidos atribuídos pelo povo indígena Guarani- Mbyá ao sítio histórico que abriga os remanescentes da antiga Redução Jesuítico-Guarani de São Miguel Arcanjo, localizado no município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. O sítio histórico foi constituído como patrimônio cultural pelo Iphan, em 1938, e declarado patrimônio da humanidade, pela Unesco, em 1983. Para os Guarani-Mbyá, a Tava é reconhecida como local onde viveram os antepassados desta comunidade indígena. Além disso, é considerada um lugar de referência por ser um espaço vivo que articula concepções relativas ao bem-viver, integra narrativas sobre a trajetória deste povo e é diariamente vivenciada como lugar de atividades diversas e de aprendizado para os jovens. Estar na Tava aciona dimensões estruturantes e afetivas na vida social e na memória dos Guarani- Mbyá. Tais sentidos permitem acionar sentimentos de pertencimento e identidade.
Fonte: Iphan.

VÍDEO:

Fonte: Iphan

MAIS INFORMAÇÕES:
Dossie – Iphan
Iphan
SICG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.