Pernambuco – Maracatu Baque Solto


maracatu rural lanceiro

Imagem: Iphan

O Maracatu Baque Solto, ou Maracatu Rural, é um folguedo durante as comemorações do Carnaval e da Páscoa. Inclui dança, música e poesia.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

Nome Atribuído: Maracatu Baque Solto
Localização: Estado de Pernambuco
Abrangência: Estadual
Livro de Registro de Formas de Expressão: Inscr. nº 34, de 12/03/2014
Descrição: Inscrito pelo Iphan, em dezembro de 2014, no Livro de Registro das Formas de Expressão, o Maracatu de Baque Solto é uma expressão cultural também conhecida por maracatu de orquestra, maracatu de trombone, maracatu de baque singelo ou maracatu rural. Brincadeira popular que ocorre durante as comemorações do Carnaval e no período da Páscoa, tem como personagem central o Caboclo de Lança e compõe-se por dança, música e poesia, e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco, especialmente, e às áreas sob sua influência cultural. Também ocorrem apresentações na Região Metropolitana do Recife e outras localidades. De seu movimento coreográfico surge uma dança que evoca o combate, e ao mesmo tempo relembra os movimentos dos trabalhadores nos canaviais.
Fonte: Iphan.

Descrição: O processo para o reconhecimento do Maracatu Rural, no Livro de Registro das Formas de Expressão, foi apresentado pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, com o termo de anuência assinado pelos representantes das comunidades produtoras do bem cultural. O Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto é reconhecido como um folguedo que ocorre durante as comemorações do Carnaval e da Páscoa. É composto por dança, música, poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A herança imaterial deste bem é legada aos contemporâneos por meio de gestos, performances e indumentárias e, ainda, é o resultado da fusão de manifestações populares – cambindas, bumba- meu-boi e cavalo marinho, coroação dos reis negros. O aspecto ritualístico perpassa o folguedo durante todo o ano, em que se dão os ensaios ou sambadas, e também durante as apresentações nos períodos carnavalesco e pascoal. A pesquisa sugeriu a alteração do nome do bem para Maracatu Baque Solto.
Fonte: Iphan.

VÍDEO:

Fonte: Iphan

Fonte: Iphan

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Dossie – Iphan
Iphan
SICG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.