Florianópolis – Fortaleza de Santana


Imagem: Iphan

O Forte de Santana, em Florianópolis-SC, em posição dominante na altura do estreito entre a ilha de Santa Catarina e o continente.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fortaleza de Santana
Localização: Pte. Hercílio Luz, nº 1400 – Centro – Florianópolis-SC
Número do Processo: 155-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 53, de 24/05/1938

Descrição: O Forte de Sant’Ana do Estreito, ou simplesmente Forte de Santana, localiza-se na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, no Brasil. Em posição dominante na altura do estreito entre a ilha de Santa Catarina e o continente, destinava-se à defesa do antigo ancoradouro da Vila de Nossa Senhora do Desterro (hoje cidade de Florianópolis).
Em 1760, por determinação do ministro Marquês de Pombal (1750-1777), o governador e capitão-general da Capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade (1733-1763), enviou o tenente-coronel José Custódio de Sá e Faria, do Real Corpo de Engenheiros, para fazer um levantamento das defesas erguidas pelo brigadeiro José da Silva Pais na ilha de Santa Catarina. Como resultado, aquele oficial concluiu que, se as fortalezas da barra Norte da ilha fossem ultrapassadas ou contornadas, a vila do Desterro ficaria sem defesa ante um invasor. Propôs desse modo a ereção de dois fortins ou baterias, um na praia de Fora, ao Norte da vila (o Forte de São Francisco Xavier da Praia de Fora), outro na ponta da ilha mais próxima ao continente – o Forte de Sant’Ana do Estreito.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Iphan
Polícia Militar
Fortalezas
Prefeitura
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.