São Luiz Gonzaga – Imagens Missioneiras da Igreja Matriz


Imagem: Acervo Digital do Iphan

As Imagens Missioneiras da Igreja Matriz, em São Luiz Gonzaga-RS, foram tombadas por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Dez (10) ou treze (13) Imagens Missioneiras, de Madeira, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga
Localização: São Luiz Gonzaga-RS
Número do Processo: 1076-T-1983
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 491, de 20/02/1984

Descrição: Coleção formada por treze imagens, em madeira policromada – Santo Antônio de Pádua, Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição, Cristo Crucificado, Nossa Senhora das Dores, duas de Santo Isidro, São Francisco de Assis, São João Batista Menino, São Luiz Gonzaga, Senhor Morto, Senhor dos Passos e Santa Teresa de Ávila – com dimensões entre 86 cm e 2,16m. As imagens integram o inventário da imaginária missioneira no Brasil. Não se sabe se foram todas esculpidas em São Luiz Gonzaga, nem se são obra de um só escultor ou produto de trabalho conjunto. Encontram-se, hoje, na Igreja Matriz da localidade.
As reduções – aldeamentos fundados por jesuítas, durante o século XVI, na América espanhola, como parte do projeto de conquista territorial e espiritual – eram complexos que reuniam edificações diversas (igreja, moradias, colégio e oficinas), construídas em traçado geométrico, além de estâncias e ervais. Eram auto-sustentadas pela prática da agricultura, da pecuária (com gado introduzido pelos jesuítas) e do artesanato, num sistema de trabalho cooperativo, coordenado pelos jesuítas, que combinava a introdução de novas tecnologias com a adaptação de técnicas indígenas tradicionais, propiciando o desenvolvimento da arquitetura, da música, da botânica, da metalurgia, da carpintaria e da escultura em madeira. Algumas reduções chegaram a reunir mais de 7000 indígenas, preparados, também, para a defesa contra a escravização resultante dos freqüentes ataques dos bandeirantes paulistas.
A redução de São Luiz Gonzaga, fundada em 1687, contava com igreja, colégio, casa dos padres, oficinas, casas dos índios e ruas construídos pelos indígenas, sob orientação dos padres. Sua população, proveniente de Concepción, chegou a exceder 6.100 habitantes, em 1731. Em 1750, o Tratado de Madri estabeleceu novos limites entre as terras de Portugal e Espanha, determinando a entrega das sete reduções localizadas na margem esquerda do rio Uruguai aos portugueses, em troca da Colônia de Sacramento, o que provocou a Guerra Guaranítica, a expulsão dos jesuítas e a decadência das Missões, dizimadas por um exército constituído pelas duas Coroas. No século XIX, a colonização com imigrantes europeus deu origem a outra povoação no local, provocando a destruição dos remanescentes missioneiros de São Luiz Gonzaga. O prédio do colégio e residência dos padres permaneceu de pé até as primeiras décadas do século XX, sendo usado como quartel.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Prefeitura
Portal das Missões


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.