Rio de Janeiro – Estádio Mário Filho


Imagem: Secretaria de Estado de Cultura

O Estádio Mário Filho, no Rio de Janeiro-RJ, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 1950 para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Estádio Mário Filho, conhecido como Estádio Maracanã
Localização: R. Prof. Eurico Rabelo, s/n – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 1094-T-1983
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 125, de 26/12/2000

Descrição: O estádio Mário Filho, o Maracanã, foi inaugurado em 1950 para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo. Seu nome é uma homenagem ao jornalista que incentivou a concretização da obra, contrariando os que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
Maracanã é um nome tupi-guarani que significa “semelhante a um chocalho”. Antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de maracanãs-guaçus, aves que emitiam sons de chocalho.
O estádio passou por obras de modernização para que fossem cumpridas recomendações e exigências da Fifa para as copas das Confederações, em 2013, e do Mundo de 2014. Foi necessário fazer uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, mas de maneira que o projeto original fosse preservado. O anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor esteja muito mais perto dos jogadores. A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon, e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Todos os assentos são numerados.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura.

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (PMRJ)
Nome Atribuído: Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã – e Demais Edificações que Integram o Complexo Desportivo: Ginásio Gilberto Cardoso – Maracanãzinho Estádio Célio de Barros e Parque Aquático Júlio Dellamare.
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Resolução de Tombamento: Decreto n° 21.677 de 03/07/2002 – D.O. RIO de 04/07/2002
Resolução de Tombamento: Decreto n° 36.349 de 19/10/2012 – D.O. RIO de 22/10/2012 – Determina o destombamento dos bens Estádio Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio Dellamare.
Resolução de Tombamento: Decreto n° 37.529 de 12/08/2013 – Torna sem efeito do Decreto n° 36349.
Tombamento: definitivo / Averbado: não

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.