Rio de Janeiro – Coleção Arqueológica Balbino de Freitas: Conchais do Litoral Sul


A Coleção Arqueológica Balbino de Freitas: Conchais do Litoral Sul do Museu Nacional, no Rio de Janeiro-RJ, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Col arqueol Balbino de Freitas: conchais do litoral sul
Localização: Museu Nacional – Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 77-T-1938
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 14, de 14/04/1948
Observações: A Coleção encontra-se no Museu Nacional, RJ.

Descrição: Integra o acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, tombado em 1938. O tombamento inclui esta Coleção. Um dos primeiros museus arqueológicos do Brasil foi a casa de Balbino Luiz de Freitas que, por iniciativa própria, coletava e colecionava artefatos indígenas nos arredores de Torres, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele reuniu peças fundamentais para pesquisas que contam a história dos habitantes do município na época da sua formação. Um dos destaques da Coleção é um cesto (artefato sambaqui) que foi revestido internamente com resina, conservada apenas em parte e foi coletada em um sambaqui do litoral meridional brasileiro. Trata-se de uma peça rara, em virtude da dificuldade de preservação de materiais orgânicos em climas tropicais.
Ao longo da estreita e recortada faixa costeira do litoral centro-meridional brasileiro, nos ambientes estuarinos, ricos em peixes, moluscos e crustáceos, viveram populações pescadoras e coletoras entre 8 mil anos atrás e o início da era cristã. Seus vestígios podem ser vistos em grandes montes feitos de areia, terra e conchas – os chamados sambaquis – onde são encontrados restos alimentares, ferramentas, armas, adornos e os sepultamentos dos que ali viveram. Esses montes, com alturas variáveis, têm alta visibilidade e se destacam na paisagem litorânea.
Embora existam desde o Rio Grande do Sul até a Bahia, é no Estado de Santa Catarina que os sambaquis são mais numerosos. Ali, alguns alcançam até 35 metros de altura, o que demonstra que deviam ocorrer condições extremamente favoráveis ao modo de vida dos seus construtores. Embora sua cultura material de uso cotidiano seja bastante simples, no litoral meridional esses grupos produziram objetos cerimoniais em pedra e osso muito elaborados, com refinamento estético e sofisticação artística, os chamados zoólitos.
O Museu Nacional é considerado o maior Museu de História Natural da América Latina, e possui um acervo de mais de quatro milhões de peças, das quais cerca de dez mil em exposição, em dois andares de circuito, ocupados com as áreas de Zoologia, Arqueologia, Etnografia, Antiguidades Clássicas, Geologia e Paleontologia. O prédio data do século XVII, e funcionou como sede da Fazenda Jesuítica de São Cristóvão para criação de gado. O Museu Nacional foi instalado no local, em 1892, e está subordinado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ao Ministério da Educação (Mec).
Fonte: Iphan.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Site da instituição
Regina Coeli Pinheiro da Silva
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.