Cabo Frio – Forte de São Matheus


Imagem: Fulviusbsas

O Forte de São Matheus, em Cabo Frio-RJ, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Forte de São Matheus: remanescentes
Localização: Praia do Forte – Cabo Frio-RJ
Número do Processo: 447-T-1951
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 317, de 05/10/1956

IMUPAC – Instituto Municipal do Patrimônio Cultural de Cabo Frio-RJ
Nome Atribuído: Forte São Matheus
Localização: Praia do Forte – Boca da Barra – Cabo Frio-RJ
Processo de Tombamento: Decreto n° 003/89

Descrição: Localizado no ponto extremo da Praia do Forte – uma ilhota rochosa junto à entrada da barra da Lagoa de Araruama -, foi erguido, em 1617, no mesmo local onde havia outra fortaleza portuguesa. Dali, era possível vigiar o mar aberto por onde os navios inimigos poderiam aproximar-se, o próprio Canal de Itajuru, e o acesso às terras interiores. Construído em pedra e cal, com sete canhões e uma edificação onde estavam instalada a casa de pólvora, o quartel dos soldados, a sala do comandante, a cozinha e a prisão. Entre 1617 a 1632, período em que Portugal e Espanha formavam um só reino e governo, consolidou-se a ocupação militar de Cabo Frio.

Sob o comando de Martim Corrêa de Sá, responsável pela defesa do sudeste brasileiro, foi iniciada a construção do Forte São Matheus na ilhota rochosa ao sul da barra de Araruama. Havia, em toda a costa, um total de 88 postos de vigia da Marinha – entre Cabo Frio e a cidade do Rio de Janeiro -, que se comunicavam por meio de tiros. Assim, as cidades eram avisadas do número de naus que iam atacá-las e da aproximação das embarcações. No início do século XVIII, o forte foi guarnecido, rearmado e, até 1760 – quando os jesuítas foram expulsos do Brasil -, os índios da Aldeia de São Pedro auxiliavam na sua guarnição.

O núcleo original da localidade foi constituído por 500 índios catequizados, trazidos do Espírito Santo, da Aldeia de Rerigtiba (atual Anchieta), onde viveu o padre José de Anchieta. Após a extradição desses religiosos, a defesa da capitania passou a contar com um terço da infantaria. Entre 1820 e 1920, várias epidemias atacam a região, e com a permissão do Ministério da Guerra, o Forte São Matheus foi transformado em um local destinado ao isolamento dos doentes de moléstias infecto-contagiosas. Com o desuso, a ação do tempo e o vandalismo, o forte se transformou em ruínas. Atualmente, abriga exposições culturais administradas pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Secretaria de Estado de Cultura
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.