Registro – Residência Senhora Susu Okiyama


Imagem: Dossiê de tombamento

A Residência Senhora Susu Okiyama, em Registro-SP, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Bens Culturais da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira – Residência Senhora Susu Okiyama
Localização: Registro-SP
Número do Processo: 1565-T-2008
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico : Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo Histórico: Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo de Belas Artes: Iscrito em 03/2013
DOSSIÊ DE TOMAMENTO

Descrição: A casa pertencente ao Sr.yataro okiyama e à Sra. Susu okiyama é exemplar das possibilidades de montagem e desmontagem da casas orientais, como decorrência do sistema construtivo modular. Várias casas passaram por este processo em registro, tendo sido uma delas enviada para o Japão para o meiji mura museum, na cidade de inuyama, próxima a nagoya.
A residência da senhora okiyama pertencia a outro proprietatário e localizava-se no bairro da raposa, quando foi comprada pela família. Ela foi desmontada e montada no local atual, no bairro ribeirão de registro aproveitando-se inclusive a malha da taipa feita em bambus.a desconexão da casa do seu local visível na sua fachada posterior, onde portas do primeiro e segundo pavimentos abrem-se para o vazio.
O conjunto é acessado pela estrada principal, junto ao cultivo de junco. acessa-se o conjunto rural pela lateral da casa principal e à frente da casa nova, construída em concreto armado e tijolos, onde mora o filho da proprietária, e para o depósito de materiais e máquinas. ao fundo deste há um pequeno barracão erguido em ripas de bambus, sem
fechamento de barro, tal como teriam sido as primeiras moradas.
A casa nova foi montada junto a um singular afloramento de pedras, de modo a se conectar à antiga moradia, edificada entre 1925 e 1930. Esta tem apenas um pavimento, e organiza-se em planta segundo os princípios do genkey.a cozinha foi disposta em anexo na lateral e nos fundos da edificação. apresenta pequena elevação do solo, com os baldrames repousando sobre terra compactada. a cobertura desta casa tem duas águas com telhas em capa e canal e francesas e está sensivelmente afetada pelas intempéries. Sendo utilizada para serviços e depósitos, conta com duas cozinhas, uma junto ao acesso principal da casa (sendo pouco utilizada) e outra aos fundos, como nas casas caboclas.
A casa nova é distribuída em dois pavimentos, elevada do piso por pilares em tijolos.
A estrutura em madeira é aparente tanto interna, quanto externamente à casa. no interior algumas soluções também denotam a arquitetura japonesa: as divisórias em madeira nos dois andares e a escada bastante inclinada de acesso ao segundo pavimento. no segundo andar ficam aparentes (as quais se encontram gravemente afetadas por cupins) as tesouras do telhado, feitas segundo o sistema japonês, com peças curvas.
Fonte: Dossiê de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IPHAN
Nascimento; Scifoni


2 comments

  1. Boa tarde. Acabo de assistir um programa de TV através do qual fiquei encantado com a Sra Susu Okyama. Gostaria de informação sobre se ela ainda vive no local. Obrigado.

  2. respondendo o comentario anterior, ela nao reside na casa mais por questões de saude, esta na casa dos filhos, mas sempre vem até a casa dela. porem um filho com a esposa moram na casa ao lado dessa no local.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.