Registro – Residência Fukasawa


Fonte: Nascimento, Scifoni, 2008, p. 42

A Residência Fukasawa, em Registro-SP, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Bens Culturais da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira – Residência Fukasawa
Localização: Registro-SP
Número do Processo: 1565-T-2008
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico : Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo Histórico: Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo de Belas Artes: Iscrito em 03/2013
DOSSIÊ DE TOMAMENTO

Descrição:  Como ocorria no processo de ocupação dos lotes da Colônia de registro, a casa da família Fukasawa, que hoje encontramos não foi a primeira a ser construída. uma morada primitiva foi erguida, porém não há vestígios ou informações mais substanciais sobre a mesma. Segundo aoki (2006), a casa que hoje vemos foi construída em 1937 e foi mantida como tal até 1990, quando passou por reformas.
O acesso à casa se dá por meio de pequena estrada vicinal implantada em meio à vegetação nativa e à cultura de palmeiras, no bairro da manga larga. Seguindo pela mesma estrada atinge-se a igreja Episcopal anglicana construída em terreno doado pela família Fukasawa.
A casa foi construída pelo carpinteiro Wada, o mesmo da igreja Episcopal detodos os Santos. Conta com feições de sobrado, tendo em dois pavimentos, construídos em estrutura independente de madeira e vedações em pau a pique com bambus e argamassa com palha de arroz. no térreo as esquadrias são claramente situadas nos vãos dos esteios da estrutura do pau a pique e tem caixilhos de ripas de madeira, no sistema macho e fêmea.
No segundo pavimento a estrutura é emboçada e destacam-se as janelas com desenhos mais elaborados, conjugando madeira e vidro, com pequenas fixas.
Uma varanda térrea percorre trecho da lateral da construção, servido também de garagem, e segue por parte da fachada dos fundos, onde se localiza a copa e a cozinha. Sua cobertura é em telhas capa e canal.
Quanto à distribuição interna, no térreo localizam-se a cozinha, área de serviço, sala e dois depósitos. Subindo pela escada em madeira, com desenho característico do trabalho dos mestres-carpinteiros, atinge-se corredor que dá acesso a cinco quartos e um depósito.

Fonte: Dossiê de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IPHAN
Nascimento; Scifoni


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.