São Bento do Sapucaí – Igreja Matriz


Imagem: Condephaat

A Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí-SP foi edificada por volta de 1853, em taipa de pilão, por meio do trabalho de escravos da região.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí
Localização: Praça Cônego Bento de Almeida, São Bento do Sapucaí-SP
Número do Processo: 27095/89
Resolução de Tombamento: Resolução 24, de 07/05/2015
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 08/05/2015, p. 67

Descrição: A história de São Bento do Sapucaí remonta ao chamado bandeirantismo, na época em que as trilhas galgavam a Serra da Mantiqueira e seguiam o curso do Rio Sapucaí-mirim até Minas Gerais. Os primeiros povoadores da região se estabeleceram em vastas fazendas, onde desenvolveram a criação e o comércio de gado. Dentre estes, destacou-se José Pereira Alves, considerado o fundador da cidade. Conforme as fontes históricas, ele e sua esposa, Dona Ignez Leite de Toledo, doaram uma grande extensão de terras para a construção de uma igreja em louvor a São Bento, cuja imagem achava-se na Capela da Guarda Velha, um pouco distante do povoado.
O atual prédio da Igreja Matriz foi edificado por volta de 1853, em taipa de pilão, por meio do trabalho de escravos da região. Em 1885, a igreja passou pela primeira reforma. A torre central da matriz foi acrescida apenas no ano de 1906, pelo Padre Francisco Reale. Em 1916, foram construídas as torres laterais, instalados os altares e realizada a decoração.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.