São Paulo – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Rosário, em São Paulo-SP, começou a ser construída em 24 de julho de 1904.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos 
Localização:
Largo do Rosário, s/n – São Paulo-SP
Resolução de tombamento:
Resolução 05, de 05/04/1991

Descrição: Com a doação de terras e os 250 contos de réis, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos começou a ser construída em 24 de julho de 1904 no atual Largo do Paissandu. A medida envolveu muitas polêmicas com os moradores locais, que alegavam que uma igreja na praça iria acabar com a beleza do local.
A construção demorou alguns anos, devido a complicações no novo terreno, que era encharcado por causa de alguns córregos que por lá passavam. A cobertura do novo templo foi feita em 7 de janeiro de 1905. E mais de um ano depois, em 15 de abril de 1906, a nova igreja estava concluída. Essa data foi marcada pela bênção do Capelão João Nepomuccno Manfredo Leite do novo templo. No dia 21 de abril, 6 dias depois, houve o translado das imagens da Igreja de São Bento de Pedra, onde a irmandade estava instalada, para a nova igreja. Essa transferência foi marcado por uma grande procissão, que foi acompanhada pela banda do Maestro Carlos Cruz e recebida no Largo do Paissandu, no bairro de Santa Cecilia-centro, por salva de 21 tiros. A figura de destaque nessa procissão foi a Santíssima Virgem do Rosário, sua Oraga, santa que batizou a igreja.
Entre as imagens e símbolos característicos da antiga igreja que foram mantidas estão: os altares de Nossa Senhora da Dores; a capela do Bom Jesus da Pedra Fria; um painel de Nossa Senhora do Rosário; um cruzeiro de ferro que servia de ponto de referência aos antigos moradores do Largo do Rosário.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
São Paulo Antiga
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *