São Luís – Antiga Fábrica Santa Amélia


Imagem: Governo Estadual

O prédio onde funcionou a Fábrica Santa Amélia, em São Luís-MA, abrigou, primeiramente, a fábrica da Companhia de Lanifícios Maranhense, instalada em 1892.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Prédio da antiga Fábrica Santa Amélia localizado na R. Cândido Ribeiro, nº 250
Outros Nomes: Cotonifício Cândido Ribeiro; Prédio à Rua Cândido Ribeiro, 250
Localização: R. Cândido Ribeiro, nº 250, quadra 150, Centro – São Luís – MA
Número do Processo: 1144-T-1985
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 513, de 01/07/1987
Descrição: O prédio onde funcionou a Fábrica Santa Amélia abrigou, primeiramente, a fábrica da Companhia de Lanifícios Maranhense, instalada em 1892. Com a falência desta, a fábrica e o maquinário foram arrematados em leilão, por Cândido José Ribeiro, em 1902 e, somado à Fábrica São Luís, passou a constituir o “Cotonifício Candido Ribeiro”. A fábrica funcionou por 64 anos, sendo fechada em 1966, tendo grande importância no processo de industrialização do Maranhão, iniciado em meados do século XIX, produzindo inclusive para exportação. A construção inicial em pedra, cal e tijolo teve que ser reforçada no seu sistema estrutural, com a introdução de elementos metálicos como vigas e pilares, na época da instalação da Fábrica Santa Amélia. Além disso, seu espaço foi ampliado com a construção de dois acréscimos laterais térreos, de estrutura metálica modulada, importada da Inglaterra. A fachada, resultado da construção em várias épocas, guarda, entretanto, uma distribuição harmoniosa, simétrica, tendo no corpo central dois pavimentos e mirante revestidos de azulejos portugueses. Próxima à porta principal, se encontra notável escada de metal helicoidal, de origem inglesa. O terreno situado atrás é revestido de paralelepípedos, possuindo um grande poço do qual era retirada a água que servia ao prédio e uma chaminé de tijolo refratário de aproximadamente 28 m de altura. O edifício conserva sua estrutura espacial muito próxima das condições originais, não apresentando problemas de ordem estrutural e descaracterizações importantes. Estas resultam em geral da utilização atual do imóvel e limitam-se a fechamentos de vãos, subdivisão de compartimentos etc.
Uso Atual: Universidade Federal do Maranhão (depósito até outubro de 2015. Depois disso, cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA e Hotel-Escola).
Fonte: Iphan.

Descrição: Construída no século XIX, a Fábrica Santa Amélia deixou a sua marca histórica no desenvolvimento econômico da cidade de São Luís. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1º de julho de 1987. Na sua restauração, foram mantidas as características históricas originais dos prédios, como as telhas francesas, azulejos portugueses, estruturas metálicas inglesas e escada helicoidal escocesa.
O conjunto é formado por seis prédios, sendo um central para abrigar as unidades acadêmicas, uma biblioteca, um hotel escola, um auditório com capacidade para 360 lugares, equipado com cabine de tradução simultânea; uma Empresa Junior de Turismo e vários laboratórios.
Fonte: UFMA.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: UFMA.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UFMA
UFMA
Governo Estadual
Brasil
Brasil


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.