São Paulo – Círculo Esotérico


Imagem: Sandra Schmitt Soster

O Círculo Esotérico, em São Paulo-SP, foi fundado em 1909. É uma instituição filosófica que busca usar a força mental para promover correntes de pensamento positivo.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Imóvel R. Rodrigo Silva, nº 85 – Círculo Esotérico
Localização: R. Rodrigo Silva, nº 85 – São Paulo-SP
Número do Processo: 24756/86-Vol1 24756/86-Vol2
Resolução de Tombamento: Resolução SC 19, de 25/03/2010
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 21/05/2010, p. 29
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 371, p. 102

Descrição: O Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, fundado em 1909, é uma instituição filosófica cujo objetivo é despertar as forças latentes no homem, utilizando sua força mental para promover correntes de pensamento positivo. Antonio Olívio Rodrigues escolheu como base do seu movimento três patronos: Eliphas Levy, representando a magia do Ocidente, Swami Vivekananda, a filosofia oriental e Prentice Mulford, o mentalismo no Novo Mundo. A rápida expansão de adeptos na primeira metade do século XX corresponde a uma ânsia de espiritualidade por parte da população da cidade de São Paulo. A particularidade desse prédio, que abrigou o primeiro templo ocultista edificado na América do Sul e foi locado no terreno de acordo com princípios específicos, é a representação concreta em sua fachada de elementos pertencentes às filosofias propagadas pela Ordem. Inaugurado em 1925, o projeto arquitetônico é de Gilberto Gullo, a decoração interna, de Leôncio Neri e as talhas, de Arthur Grande e as esculturas, de Ruffo Fanucchi.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento (Livraria Pensamento)
Resolução de Tombamento: Resolução 24/17

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia


Comentários

  1. Fazem o tombamento no sentido de proteger, a manutenção do predio fica mais difícil e cara e aí deixam no tempo esperando que caia, pois é isso que eu vi agora em julho de 2019. Isso é uma vergonha!!!! Todo prédio tombado não é realmente protegido pelo estado. Decepção total.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.