São Paulo – Academia Paulista de Letras


Imagem: Dornicke

A Academia Paulista de Letras, em São Paulo-SP, foi fundada pelo médico Joaquim José de Carvalho, em 1909, para reuniões de acadêmicos voltadas à ciência e às letras.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Localização: Largo do Arouche, nºs 312 e 324 – São Paulo-SP
Número do Processo: 59127/09-Parte1 59127/09-Parte2
Resolução de Tombamento: Resolução SC-13, de 22/03/2010
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. de 12/05/2010
Livro do Tombo Histórico
Livro do Tombo Arquitetônico
Descrição: Elementos tombados: fachada e volumetria; distribuição interna do térreo e dos três primeiros pavimentos, onde se encontra o original programa de uso da APL, correspondendo ao:

  • Andar Térreo: Hall Nobre, denominado Átrio Fernando Costa, de recepção e acesso ao auditório; Galeria de acesso ao auditório; Auditório Altino Arantes; Hall de acesso aos elevadores da Academia à esquerda do edifício
  • Primeiro andar: Salão Nobre (Sala Cláudio de Souza); Sala de Música; Ante – sala do balcão superior (Sala Amadeu Amaral)
  • Segundo andar – Galeria dos Presidentes; Sala de Sessões Gofredo Silva Telles; Salão de Chá; Cozinha e Terraço (fundos, sobre o auditório)
  • Terceiro andar – Biblioteca José Carlos de Macedo Soares; Sala de Leitura Antonio Ermírio de Moraes; Sala Acadêmica Ernesto Leme; Sala de periódicos; Sala Dr. Juarez Ferreira Lopes (doador da Coleção Camiliana)

A Academia Paulista de Letras foi fundada pelo médico Joaquim José de Carvalho em 1909, com o objetivo de realizar reuniões de acadêmicos para discutir questões voltadas à ciência e às letras, configurando-se num espaço de convivência cultural. Sua sede, inaugurada em 1954, é projeto do Arq. Jacques Pilon, com traços do período de transição da arquitetura art-déco para a moderna.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Academia Paulista de Letras
Resolução de Tombamento: Resolução 24/17

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.