Pilar de Goiás – Igreja de Nossa Senhora das Mercês


Imagem: Iphan

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Pilar de Goiás-GO, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Pilar de Goiás, GO: conjunto arquitetônico e paisagístico
Localização: Pilar de Goiás-GO
Número do Processo: 458-T-1952
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 302, de 20/03/1954
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 414, de 20/03/1954

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora das Mercês
Localização: Largo das Mercês, s/n – Pilar de Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

Descrição: Pequena cidade entre serras paralelas numa área de orografia mais ou menos acidentada. A região aurífera se desenvolve a partir de 1741 e tem seu apogeu na década seguinte. Recebeu o arraial, inicialmente, o nome de Papuan pela abundância de cupim no local, nome este logo substituído pela invocação da titular da paróquia: N. Sra. do Pilar. Chegou a ter três templos religiosos, hoje reduzidos a dois. Conta ainda com a malha urbana original com mais de 20 moradas de época, dentre aproximadamente 300 edifícios de arquitetura civil.
Fonte: Iphan.

Descrição: A pequena igreja foi construída entre 1783 e 1824 pelos escravos e tem estilo colonial. Relatos históricos revelam que inúmeros escravos foram condenados à morte através da forca, construída ao redor da igreja. Nossa Senhora das Mercês é hoje um dos únicos monumentos históricos que atravessou dois séculos até os dias atuais. Possui talha barroca no altar-mor em madeira, assim como um púlpito e coro também em madeira. Sua torre sineira lateral com escada exterior é típica das igrejas menores do período em Minas Gerais. Erguida pela irmandade dos pardos é das três igrejas mais importantes do período, a única que guarda maior originalidade e integridade.A primeira capela com essas características barroca foi fundada em Belém (PA) em 1639, por espanhóis.
Possui talha barroca no altar em madeira, assim como um púlpito e coro também em madeira. Sua torre sineira lateral com escada exterior é típica das igrejas menores do período em Minas Gerais. Erguida pela irmandade dos pardos é das três igrejas mais importantes do período, a única que guarda maior originalidade e integridade. A igreja da irmandade dos pretos não existe mais e a de Nossa Senhora do Pilar ou da irmandade dos brancos, é apenas uma reunião aleatória de pedaços do que sobrou da antiga igreja.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Iphan
Cleomar Rocha
Iphan
Iphan
Iphan
Monumento, p. 427
Vitruvius
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.