Goiânia – Liceu de Goiânia


Imagem: Google Street View

O Liceu de Goiânia, em Goiânia-GO, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia
Localização: Goiânia-GO
Número do Processo: 1500-T-2002
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 02/2005
Dossiê de tombamento

Descrição: Tombado pelo Iphan, em 2003, o conjunto urbano de Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av. Goiás, de 1942. Inaugurada em 1935, seu acervo arquitetônico é considerado um dos mais significativos do Brasil.
Goiânia foi planejada e construída para ser a capital de Goiás, por iniciativa do político goiano Pedro Ludovico Teixeira, em consonância com a Marcha para o Oeste – estratégia desenvolvida no final dos anos 1930, pelo governo de Getúlio Vargas, para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste. O estilo art déco inspirou os primeiros prédios (erguidos entre as décadas de 1940 e 1950) de Goiânia, a nova capital do Estado de Goiás, projetada pelo urbanista Attílio Corrêa Lima.
Corrêa Lima criou o projeto da cidade e Armando de Godoy, o do Plano Diretor, inspirado na teoria das cidades-jardim, do urbanista inglês Ebenezer Howard. Inicialmente, foram abertas três avenidas principais (Goiás, Araguaia e Tocantins) que confluem para o Centro, onde foi erguido o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.
Fonte: Iphan.

CONJUNTO:
CONJUNTO DA PRAÇA CÍVICA:
Goiânia – Casa de Pedro Ludovico Teixeira
Goiânia – Coreto
Goiânia – Delegacia Fiscal
Goiânia – Fontes Luminosas
Goiânia – Fórum
Goiânia – Museu Zoroastro Artiaga
Goiânia – Obeliscos
Goiânia – Palácio do Governo
Goiânia – Procuradoria-Geral do Estado
Goiânia – Secretaria-Geral
Goiânia – Relógio da Av. Goiás
Goiânia – Tribunal Eleitoral
BENS ISOLADOS:
Goiânia – Escola Técnica Federal de Goiás
Goiânia – Estação Ferroviária
Goiânia – Lago das Rosas
Goiânia – Liceu de Goiânia
Goiânia – Prédio do Grande HotelGoiânia – Teatro Goiânia
NÚCLEO PIONEIRO DE CAMPINAS:
Goiânia – Antigo Palace Hotel
Goiânia – Sede do Fórum e da Prefeitura Municipal de Campinas

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Liceu de Goiânia
Localização: Rua 21, qd. 43E, lt. CE, nº 10 – Setor Central – Goiânia-GO
Resolução de Tombamento: Despacho nº 1.096, de 1982 (Processo CEC 302/81) e Decreto nº 4.943, de 1998 (Processo 16204654)
Uso Atual: Colégio Lyceu de Goiânia

Descrição: Com o projeto de Attilio Corrêa Lima, posteriormente modificado pelo escritório dos Irmãos Coimbra Bueno, o Lyceu de Goiânia iniciou suas obras em 4 de junho de 1936 e foi inaugurado em 1937. Funcionando numa construção com característica Art Decó, foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal
Governo do Estado


3 comments

  1. Wander de Oliveira |

    Estudei nesse Colégio de 1967 a 1970. Fiz o Curso Clássico. Tenho um carinho especial por essa Instituição de Ensino. Longa vida ao Lyceu (com Y)

  2. Luiz Carlos de Alvarenga |

    Tenho boas recordações do Liceu de Goiânia, como queiram – “Lyceu”, onde estudei nos períodos matutino, vespertino e noturno de 1962 a 1969. Antigamente denominava-se secundário e científico. Com boas lembranças dos “Bedeus”, professores, colegas e professores. Época de grande agitações artísticas, aprendizados em química, biologia, matemática, física, literatura, português, OSPB, etc. Fugidinhas para ir de bicicleta ao meia-ponte, córrego botafogo, tomar banhos com os colegas. Valeu Liceu de Goiânia, que seja eterno. Luiz Carlos de Alvarenga, Várzea Grande, MT – 19 de abril de 2020.

    1. 62981567584 |

      Que incrível ver os comentários tão poucos mas tão bons para eu que estou pesquisando Goiânia antiga. Muito obrigado por postar sobre o colégio Lyceu e as informações de lá. Um abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.