Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Livramento


Imagem: Arquitetura alagoana

A Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Maceió-AL, foi instalada em 1825, e era composta, ao que tudo, indica por mulatos livres.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Igrejas de Maceió (Catedral Metropolitana, Igreja de N. Sª do Livramento, Igreja de N. Sª do Rosário dos Pretos, Igreja Bom Jesus dos Martírios, Capela de São Gonçalo de Amarante)
Localização: Maceió-AL
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 33.127, de 31/08/1988

Descrição: Instalada em 2 de maio de 1825, a Irmandade da Igreja do Livramento era composta, ao que tudo, indica por mulatos livres. Na antiga Rua do Rosa ou Rua Senador Mendonça, ou ainda mais conhecida como Rua do Livramento, no Centro da cidade, a capela consagrada a Nossa Senhora do Livramento foi levantada, ainda coberta de palhas, ao que tudo indica, em 1790. No final do século XVIII, o devoto José de Mendonça Matos Moreira construiu um pequeno templo.
Em 1825 foi iniciada a construção do outro templo, também modesto, sem torre, com uma porta frontal, duas janelas e uma cruz. O templo foi demolido, dando lugar à construção atual; em 1870, o Capuchinho Frei José Maria Cataniceta incentivou o povo a colaborar na construção do atual templo, que só foi inaugurado em 1883 – com a elevação da cumeeira e talvez com aproveitamento de parte do templo antigo. A construção da torre foi iniciada somente em 1905.
Quando foi demolido o templo anterior para dar origem à atual Igreja do Livramento, o foram encontrados vários esqueletos em seu alicerce.
Fonte: Arquitetura alagoana.

CONJUNTO:
Maceió – Capela de São Gonçalo de Amarante
Maceió – Catedral Metropolitana
Maceió – Igreja Bom Jesus dos Martírios
Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Livramento
Maceió – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Arquitetura alagoana
Arquidiocese


2 comments

  1. Elaine Cristina Madeiros |

    Boa tarde gostaria de uma informação estou a procura dos meus antepassados e acho que a minha avó pode ter sido batizada nessa igreja
    Nome Maria Cícero Madeiros ela foi adotada por uma família assim ela contou quando ainda viva
    Nome dos pais adotivos : Pedro Cícero Madeiros e dona Dormicilia Peperdigna Madeiros

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.