Curitiba – Jockey Club do Paraná


Imagem: CPC

A história do Jockey Club do Paraná, em Curitiba-PR, teve início no dia 2 de dezembro de 1873, com a eleição de sua primeira diretoria.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Jockey Club do Paraná
Localização: Av. Vítor Ferreira do Amaral, nº2299 – Curitiba-PR
Número do Processo: 06/2000
Livro do Tombo: Inscr. Nº 155-II

Descrição: A história do Jockey Club do Paraná teve início no dia 2 de dezembro de 1873, com a eleição de sua primeira diretoria. O primeiro Grande Prêmio da história do turfe do Paraná recebeu a denominação de Grande Prêmio “Dezenove de Dezembro”. A prova foi instituída pela Lei Provincial n.º 866 de 17 de fevereiro de 1886.
O turfe local atravessou fase sem destaque, mas a partir de 1940, na gestão do presidente, com importação de animais argentinos e uruguaios, além da vinda de um lote de potros e potrancas de criação de Lenneo de Paula Machado, melhorou muito o nível técnico das corridas.
Assim, no início da década de 1940, foram instituídas algumas das provas mais importantes do calendário turfístico paranaense, como Grande Prêmio Paraná e Clássicos Primavera, Carlos Dietzsch e Manoel Ribas.
Muitos defendiam, em 1948, a remodelação do Hipódromo do Guabirotuba, mas outros achavam que o terreno não oferecia melhores condições. Assim, em setembro daquele ano, foi iniciada as negociações para compra do terreno do Tarumã. Em 1949, ainda predominava a ideia da construção do novo hipódromo no próprio terreno do Guabirotuba.
No dia 31 de agosto de 1950 o Governador Moyses Lupion “autorizou a aquisição da área necessária, reajustando o valor da avaliação das atuais instalações e terrenos do Jockey Club do Paraná”. Desta forma o terreno do Guabirotuba passou para o Estado e a área do Tarumã para o Jockey.
A diretoria do Jockey Club, em junho de 1952, organizou um gráfico do andamento das obras, cujo projeto era do engenheiro Edmir Silveira D’Avila, prevendo a inauguração para novembro de 1953. Naquele mês foram iniciados os trabalhos de terraplanagem e no dia 13 de setembro de 1952 foi realizado a solenidade de início da construção da arquibancada social, com as presenças do Governador Bento Munhoz da Rocha Neto e o presidente Pedro Alípio Alves de Camargo.
No dia 21 de novembro de 1955 realizou-se a emocionante festa de despedida do Hipódromo do Guabirotuba, que durante 56 anos foi palco das reuniões promovidas pelo Jockey Club do Paraná.
Dia 10 de dezembro de 1955, às 11 horas da manhã, realizou-se a solenidade oficial, com as presenças dos Governadores Adolpho de Oliveira Franco e Irineu Bornhause, Bento Munhoz da Rocha Netto, Prefeito Ney Braga, Secretário de Saúde Joaquim de Mattos Barreto, presidente Pedro Alípio Alves de Camargo e as grandes figuras do turfe do Paraná.
Às 13h30 daquele dia, Mário de Araújo Marques ordenou a partida da primeira corrida realizada no Hipódromo do Tarumã – Grande Prêmio “Inaugural”. No dia seguinte foi realizado o Prêmio Paraná.
Fonte: CPC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.