Curitiba – Burro Brabo


Imagem: Google Street View

O Burro Brabo, em Curitiba-PR, foi construído por volta de 1860, ao longo da estrada da Graciosa. É uma das últimas casas com características rurais.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Imóvel Denominado ‘Burro Brabo’
Localização: Av. Erasto Gaertner, nº 2035 – Curitiba-PR
Número do Processo: 01/92I
Livro do Tombo: Inscr. Nº 116-II

Descrição: Foi construída por volta de 1860, ao longo da estrada da Graciosa. É uma das últimas casas com características rurais que tenta sobreviver ao crescimento urbano de Curitiba. Neste local funcionou armazém e pousada para viajantes; também foi prostíbulo conhecido na época como a “Casa das Francesas”. Hoje, sem utilidade alguma encontra-se em estado de arruinamento. Cientes da importância histórica, a comunidade do Bairro Bacacheri solicitou seu tombamento para salvaguardar a sua própria história.
Construída em um único pavimento, com técnica mista, alvenaria de tijolos nas paredes externas e estuque nas paredes internas. Possui uma varanda nas fachadas frontal e lateral, com piso de tijolos. Marcante no entanto é a cobertura do imóvel, não só pelas suas dimensões mas também pela sua linha de caimento que se projete sobre as varandas.
Fonte: CPC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
MPPR


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.