Santana dos Montes – Fazenda da Posse


Imagem: Iepha

A Fazenda da Posse, em Santana dos Montes-MG, é composta por edifício sede e dependências de casa de hóspedes, casa de caseiro, curral, galinheiro e galpão.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Fazenda da Posse
Localização: Santana dos Montes-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 16.965, de 30 de janeiro de 1975
Livro do Tombo de Belas Artes

Descrição: O conjunto tombado inclui a casa sede, uma grande casa de hóspedes e a casa do caseiro, com galinheiro e galpão, além de um entorno paisagístico montanhoso, com cursos d´água. O edifício sede da fazenda, que teria sido construído por volta de 1790, tem tipo característico das fazendas mineiras do final do século XVIII, erguendo-se sobre estrutura autônoma de madeira com vedações de pau-a-pique. A sala central possui interessante forro pintado, em gamela oitavada. Um puxado na parte posterior abrigava os ambientes de serviço.
A edificação sofreu tentativas de demolição parcial, tendo seus elementos posteriormente recuperados por medidas judiciais. Abandonada, passou por processo de arruinamento de toda a parte posterior, sendo completamente restaurada e reconstruída em 2003, quando o pavimento inferior foi vedado.
Fonte: Iepha.

Descrição: A Fazenda da Posse situa-se em meio a matas e cursos d’água em terrenos montanhosos do município de Santana dos Montes. É composta por edifício sede e dependências de casa de hóspedes, casa de caseiro, curral, galinheiro e galpão.
O risco de perdê-la com a concretização da venda da sede da fazenda pelo então proprietário a um advogado paulista, que intentava transferí-la para São Paulo, fez com que o IEPHA/MG iniciasse os estudos para seu tombamento. Em 30 de janeiro de 1975 o tombamento estadual foi homologado, embasado em parecer do arquiteto Ivo Porto de Menezes, reconhecendo o prédio como “belo exemplar de vivenda rural mineira, apresentando características de realce que merece ser conservado em território mineiro”.
O adquirente tentou impugnar o processo, enquanto os proprietários, Sr. Aristides de Araújo Teixeira e sua esposa, não o fizeram. Somente questionaram as dimensões da área tombada, considerada muito extensa, pois as terras já tinham sido vendidas a terceiros.
Fonte: Iepha.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
IBGE
Iepha – Guia vol.1 – p. 15-18


2 comments

  1. A FAZENDA nunca pertenceu ao Sr Aristides pois quem vendeu para minha Diana Antomnia foi a dona do solar dos antes na época chamada se Sã Vita que vendeu para o meu Avô Antonio Teixeira onde vivi minha Infância. Edmilsonalves [email protected]. inclusive meu Pai Alberto Alves Filho herdou a parte chamada Cascavel e assim a vendeu para o Sr Aristides.

  2. RAFAEL ROCHA |

    ESTA EDIFICACAO FOI ADQUIRIDA NA DECADA DE 20 POR RODRIGO OTAVIO DE PAULA QUE A RESTAUROU E A MANTEM COM PLANTACOES E CRIACOES DE GADO.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.