Conceição do Mato Dentro – Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida


Imagem: Iepha

Na fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Conceição do Mato Dentro-MG, estão gravadas as datas de 1872 e 1956, referentes às reformas com acréscimos no templo.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida
Localização: R. Cônego Antônio Madureira, nº 61 – distrito de Córregos – Conceição do Mato Dentro-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 24.323, de 22 de março de1985
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

Descrição: A igreja setecentista está situada no ponto central do distrito de Córregos, na praça denominada “da Matriz”. O padrão arquitetônico é típico das primeiras igrejas mineiras. A fachada frontal apresenta-se chanfrada com torre sineira única central. O adro é cercado por muro de pedras justapostas e há a frente do adro o largo com grama, a Praça da Matriz.
Fonte: Iepha.

Descrição: Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em 1985, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida encontra-se no centro do distrito de Córregos. Nada se sabe sobre a época da sua construção, projeto e autoria da obra. Os registros mais antigos datam de 1745. No entanto, na fachada estão gravadas as datas de 1872 e 1956, referentes às reformas com acréscimos no templo. Em 1823, a igreja ainda era citada como capela da freguesia de Conceição.
A edificação conserva ainda um muro de pedras que delimita o espaço do adro. A estrutura é autônoma de madeira e com vedações em adobe. Compõe-se de nave com coro, capela-mor, corredores laterais e sacristias, e apresenta fachada chanfrada com torre central.
Os chanfros apresentam janela rasgada no nível do coro e óculo na parte superior, sobre a porta principal almofadada. As janelas em madeira apresentam vergas alteadas. As sacristias são continuações dos corredores laterais na parte mais posterior. Os pisos são em madeira, em substituição às tábuas originais. Os forros são em madeira e em forma de abóbada. A igreja expõe um conjunto de talha de boa qualidade e concepção simples. Apresenta ainda pintura do forro da capela-mor, pinturas parietais, púlpito e órgão no coro, sendo o instrumento uma peça única no país.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Prefeitura Municipal
Governo do Estado


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.