Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro – Pico do Itambé


Imagem: Iepha

Ponto culminante da Serra do Espinhaço, um dos mais altos de MG (2.060 m), o Pico do Itambé está no limite entre os municípios de Santo Antônio do Itambé, Serra Azul e Serro.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Pico do Itambé
Localização: Municípios de Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro
Resolução de Tombamento: art. 84 dos Atos das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989

Descrição: Ponto culminante da Serra do Espinhaço, considerado um dos mais altos de Minas Gerais, com altitude de 2.060 metros, o Pico do Itambé está no limite entre os municípios de Santo Antônio do Itambé, Serra Azul e Serro. É considerado um dos marcos referenciais do Estado, servindo de guia aos sertanistas e exploradores que cruzaram a região durante o ciclo do diamante e, posteriormente, para os naturalistas estrangeiros que visitaram a região no século XIX. O patrimônio geológico do Pico do Itambé é classificado como Sítio Geomorfológico, constituído por atributos e dinâmicas naturais que agenciaram a paisagem e por sua importância histórica. Integra o programa de Sítio Geológico e Paleontológico do Brasil – gerenciado pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP).
Fonte: Iepha.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
IEF
Wikipedia
Wikiparques


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.