Contagem – Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos


Imagem: Iepha

A Comunidade dos Arturos, em Contagem-MG, é responsável pela manutenção de diversos bens culturais, tais como a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Comunidade dos Arturos
Localização: Comunidade dos Arturos – Contagem-MG
Resolução de Tombamento: Maio de 2014

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais
Nome atribuído: Folia de Reis
Número do cadastro no IEPHA: 276

Prefeitura Municipal de Contagem-MG
Nome atribuído: Comunidade dos Arturos (Celebrações e Lugares)
Outros Nomes: Folia de Reis da Comunidade Quilombola dos Arturos
Localização: Contagem-MG
Resolução de Tombamento: I. Municipal n° 01/2014
Livro de Registro das Celebrações
Livro de Registro dos Lugares

Descrição: Em maio de 2014, a Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos foi declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no contexto do Registro da Comunidade dos Arturos, em Contagem. Foi o primeiro registro de uma comunidade tradicional como patrimônio cultural, fato que ampliou a noção da categoria de lugares e que possibilita outros reconhecimentos. A comunidade é responsável pela manutenção de diversos bens culturais como a Festa do João do Mato, a Festa da Abolição, o conhecimento sobre as plantas, a Folia de Reis, o Congado, as Guardas de Congo e Moçambique e a sua cozinha tradicional. Além da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Arturos, também foram reconhecidos o Reinado/Congado dos Arturos e o Rito da Benzeção nos Arturos, bens culturais também relacionados à Comunidade dos Arturos.
Fonte: Iepha.

Descrição: Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.
Fonte: Iepha.

BENS RELACIONADOS:
Contagem – Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos
Contagem – Quilombo Arturos

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.