São Nicolau – Sobrado Silva


Imagem: Iphae

O Sobrado da Família Silva e a Casa em Pedra são duas edificações construídas com materiais da antiga redução jesuítico-guarani de São Nicolau-RS.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Sobrado Silva
Localização: R. Ademar Silva, esquina com R. Gal. Salvador Pinheiro Machado – São Nicolau-RS
Número do Processo: 000830-1100/13-1
Portaria de Tombamento: 072/2013
Livro Tombo: Inscr. Nº 132, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 15/10/2013

Descrição: O Sobrado da Família Silva e a Casa em Pedra são duas edificações construídas com materiais da antiga redução jesuítico-guarani de São Nicolau. Nas duas construções foram empregados materiais similares e utilizadas diferentes técnicas construtivas, em edificações exemplares da arquitetura erudita e popular.
A redução de São Nicolau foi fundada em 03 de maio de 1626 por padres jesuítas espanhóis. Devido à invasão dos bandeirantes, os índios guaranis migraram para a margem direita do Rio Uruguai. No Segundo Ciclo Missioneiro, na fase dos Sete Povos das Missões, em 1687 São Nicolau voltou a ser fundada, próximo ao local da primitiva redução. Participou das Guerras Guaraníticas e entrou em decadência com a saída dos jesuítas, em 1768. As ruínas e remanescentes da redução de São Nicolau são tombadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e o local constitui um sítio arqueológico.
Conforme o processo de tombamento municipal, o Sobrado Silva foi construído por volta de 1900 pelo coronel da Guarda Nacional Inocêncio José da Silva, com as funções de residência e comércio. Foi cenário dos principais fatos históricos ocorridos na região.
O Sobrado, localizado em terreno de esquina, foi construído num único bloco retangular de alvenaria de pedras portantes da antiga Redução de São Nicolau. Os vãos de portas e janelas são em arco pleno – característicos do estilo neoclássico – e encontram-se fechados por tapumes ou abertos, tendo sido retiradas as esquadrias. Apresenta cimalhas e platibanda vazada. Foram colocadas estruturas metálicas de andaimes nas fachadas principal, posterior e numa lateral, e um telhado novo na parte posterior. Observa-se o esmero da construção – no assentamento das pedras das paredes, na confecção dos arcos, no revestimento e demais detalhes construtivos e decorativos. Foram tombadas as alvenarias de pedra e revestimentos remanescentes da Redução de São Nicolau e demais elementos construtivos e decorativos – platibandas, cimalhas, frisos.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.