Dois Irmãos – Ponte de Pedra sobre o Arroio Feitoria


Imagem: Iphae

O Ponte de Pedra sobre o Arroio Feitoria, em Dois Irmãos-RS, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Ponte de Pedra sobre o Arroio Feitoria
Localização: Término da Av. São Miguel, início da R. Alberto Rübenich – Dois Irmãos-RS
Número do Processo: 001852-1100/95-5
Portaria de Tombamento: 34/2016
Livro Tombo: Inscr. Nº 123, de 06/12/2016
Publicação no Diário Oficial: 21/05/2016

Descrição: Este tombamento coletivo compreende cinco antigas pontes no interior do estado: 1. Ponte do Couto, em Rio Pardo; 2. Ponte do Botucaraí, em Cachoeira do Sul; 3. Ponte da Cascata São Miguel e Ponte de Pedra, ambas sobre o Arroio Feitoria, em Dois Irmãos; e Ponte do Império, em Candelária.
São pontes com base de pedra, construídas ainda no século XIX ou no início do século XX, que resistiram ao tempo e ainda estão em uso, constituindo marcos referenciais e atrativos turísticos em seus municípios.
Fonte: IPHAE.

CONJUNTO:
Cachoeira do Sul – Ponte do Botucaraí
Candelária – Ponte do Império
Dois Irmãos – Ponte da Cascata São Miguel
Dois Irmãos – Ponte de Pedra
Rio Pardo – Ponte do Couto

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos-RS
Nome Atribuído: Casa Kolling
Localização: Av. São Miguel, n° 939 – Dois Irmãos-RS
Decreto de Tombamento: Portaria municipal de tombamento n° 116/2003, de 11 de abril de 2003.
Ficha de inventário – Compac

Importância: O bem se destaca por apresentar valor nas seguintes Instâncias:
1 – Instância Cultural: Enquanto referência histórica; pelo valor de antiguidade; pelo valor tradicional para a comunidade e pelo valor de referência coletiva;
2 – Instância Morfológica: Valor arquitetônico: pela qualidade formal, Valor pela referência historiográfica; Valor pela raridade formal; Valor como elemento referencial na paisagem urbana;
3 – Instância Funcional: Compatibilização com a estrutura urbana e pela permanência dos usos originais nas estruturas existentes.
4 – Instância Técnica: Valor pelo risco de desaparecimento e Valor pelo bom estado de conservação;
5 – Instância Paisagística: Valor pela compatibilização com a paisagem urbana; Valor pelo conjunto de unidades – estruturação do cenário da quadra e Valor como elemento referencial.
6 – Instância Legal: legislação de preservação em nível municipal (Lei de Tombamento e Zoneamento em Plano Diretor).
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

Descrição: A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria transformando-se num importante elo de ligação da Picada Dois Irmãos para Hamburgo Velho, na época já constituído um importante entreposto comercial e que permitia a comunicação com São Leopoldo e a capital da Província, Porto Alegre. Em Hamburgo Velho havia uma bifurcação que levava em direção à Taquara e na outra direção às demais Picadas constituídas a partir da exploração em direção à Serra, cortando a mata virgem. Na época as obras de infraestrutura de estradas e construção de pontes ficavam basicamente a cargo dos próprios colonos, que acabaram custeando praticamente 40% do valor da ponte, após várias solicitações com o governo provincial, que se dedicava mais à região da campanha onde estava a principal fonte econômica da época, a pecuária que disponibilizava o charque.
A construção tem características romanas, sendo o material empregado a pedra grês. A mesma assemelha-se à Ponte do Imperador construída no mesmo ano em Ivoti pelo capitão Jacob Blauth, que era o responsável pela obra, já Johannes Sauther era o mestre de obras, sendo assim construída igualmente em Dois Irmãos, conforme relatos no diário de Loudwick Kunz. Também eram necessários capatazes, que recebiam mensalmente dois mil réis e demais ajudantes 800
réis. Loudwick Kunz era o fornecedor de pedra grês, que as trouxe numa carroça, provavelmente das terras dos Stoffel.
Desde a sua construção passou a ser um importante elo de ligação entre os moradores do Travessão Rübenich e a picada Dois Irmãos, principalmente para irem à missa ou ao culto, aos festejos do Kerb de São Miguel e também para levar seus grãos ao Moinho Collet.
A Ponte de Pedra passou a fazer parte dos pontos turísticos da cidade através da Rota Colonial Baumschneis, recebeu uma placa de identificação no ano de 1999 onde constam suas principais características.
Em 2013 passou a fazer parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, através da inscrição nº 123 em 06 de dezembro de 2013 no Livro Tombo, compreende um tombamento coletivo de cinco pontes do interior do Estado, construídas à base de pedra no século XIX ou início do século XX e ainda estão em uso.
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

Histórico do município: Município integrante do Vale do Rio Feitoria, afluente do Rio Caí, sua história está ligada à colonização alemã no Estado, parte da antiga Colônia de São Leopoldo, instalada em 1824. Dois Irmãos recebeu os primeiros colonos a partir de 1825, entre eles Pedro Baum e família, lavrador e sapateiro, do Hunsrück.
A leva mais significativa de colonos imigrantes que ocuparam parte dos 249 lotes da “Linha Grande de Dois Irmãos”, foi a dos ex-náufragos do navio Cecília. O veleiro partiu do porto de Hamburgo em 1827 e surpreendido por uma tempestade no Canal da Mancha. Parcialmente destroçado, o navio com seus passageiros foi abandonado por seu capitão e pela marinhagem, ficando sem rumo até ser encontrado por um barco inglês que o conduziu para Plymouth, na Inglaterra. Aí permaneceram por cerca de dois anos, aguardando a definição de seus destinos. Aportaram no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1829, dia de São Miguel. Conta a tradição que em homenagem ao Arcanjo estabeleceram essa data como seu marco fundante. Até hoje ela é comemorada no “Michelskerb”, Kerb de São Miguel.
Em 1832 os colonos católicos inauguraram a capela em honra a São Miguel. O lugar onde foi erguido o templo é, provavelmente, o mesmo onde a partir de 1869 foi construído o outro, com traços góticos, concluído em 1880, que hoje se encontra a Antiga Igreja Matriz de São Miguel, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.