Porto Alegre – Museu da Brigada Militar


Imagem: Iphae

O prédio do Museu da Brigada Militar foi inaugurado em 1910, como Linha de Tiro da Brigada: local de treinamento de armas de fogo.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Museu da Brigada Militar
Localização: R. Coronel Aparício Borges, nº 2001 – Glória – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 1450-08.04CODEC/90-7
Portaria de Tombamento: 17/90
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 64, 21/12/1992
Publicação no Diário Oficial: 05/12/1990

Descrição: O prédio tombado do Museu da Brigada Militar foi inaugurado em 1910, com o objetivo de servir como Linha de Tiro da Brigada, isto é, como local de treinamento para o manuseio de armas de fogo. É constituído pelo prédio propriamente dito, por um alpendre nos fundos, ligado a áreas descobertas e cercadas por muros, onde ainda hoje desenvolvem-se treinamentos de tiro ao alvo. A antiga edificação possui paredes de alvenaria e coberturas de telha francesa, janelas de madeira com caixilhos de vidro e bandeira fixa. As fachadas são ecléticas, apresentando elementos decorativos como ameias e torreões.
No da 14 de outubro de 1985, o Decreto Estadual 32.030, assinado pelo então Governador Jair Soares, institucionalizou a criação do Museu da Brigada Militar, idealizado em 1947 pelo então tenente Hélio Moro Mariante, para preservar a história e guardar a memória da Brigada Militar gaúcha.
Em 13 de março de 1987 o Museu da Brigada foi oficialmente instalado no prédio da Linha de Tiro, localizado junto à Academia de Polícia Militar, no bairro Partenon, em Porto Alegre.
O imóvel foi tombado por ato governamental como patrimônio histórico do RS em 1990. A biblioteca do Museu é constituída pela coleção completa das Revistas do Globo, com 1.100 edições impressas no período compreendido entre 1929 e 1967 e seu arquivo acolhe os livros manuscritos de detalhes e assentamentos de oficiais e praças da Brigada Militar (1866 a 1957), Boletins Gerais e documentos dos séculos XIX e XX. Integrado ao Sistema Estadual de Museus – SEM, mantém estreito contato com outros museus, além de apoiar as atividades de pesquisa, realizar palestras e exposições externas, inclusive no interior do Estado, com o intuito de divulgar a história da Brigada Militar.
Atualmente o prédio encontra-se desocupado, necessitando de restauração; o alpendre e as linhas de tiro muradas ainda encontram-se em funcionamento para os exercícios de tiro; o acervo foi transferido provisoriamente para o prédio do QG da Brigada, na R. dos Andradas.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.