Corumbá – Festa de São João


Imagem: Ministério do Turismo

A Festa de São João, em Corumbá-MS, foi registrada por sua importância cultural. Congrega rituais de culto a São João Batista e ao orixá Xangô.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS)
Localização: Corumbá e Ladário (MS)
Livro de Registro: Inscr. nº – (decisão em 19/05/2021)

FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Nome Atribuído: Festa de São João de Corumbá
Outros Nome: Banho de São João
Localização: Corumbá-MS
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 12.923, de 21/06/2010

Descrição: Em Corumbá (MS), a festa junina tem cortejo de andores e batismo do santo nas águas do rio Paraguai. Essa é mais uma representação da diversidade cultural dos festejos de São João do Brasil.

As margens do Rio Paraguai, que separa Corumbá (MS) da Bolívia, são o cenário da maior festa junina do Mato Grosso do Sul e de um dos festejos sacro-profanos mais diferenciados do Brasil, o “Banho de São João”. A festa […] remonta às origens de Corumbá e, pela sua singularidade, foi incorporada ao Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul. O evento torna-se ainda mais especial por estar inserido na capital do Pantanal, Corumbá, a maior região alagada do planeta, Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco como reserva da biosfera.

A zona portuária de Corumbá, que já é protegida por lei, transforma-se em um grande arraial pantaneiro. Os cururueiros e suas violas de cocho, outro Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, dão o toque musical à festa, que também recebe influência da cultura boliviana. Tradições do São João brasileiro como as quadrilhas juninas e comidas típicas fazem parte do arraial de Corumbá.

A parte religiosa, entre outros rituais, tem novenário em família e mastro da bandeira. Os mais de 100 “festeiros” de Corumbá capricham na decoração dos andores e altares domésticos. Seguindo a tradição, as mulheres cuidam dos quitutes juninos e os homens preparam a fogueira. A grande procissão de São João é precedida de pequenas procissões em torno das casas e em volta da fogueira. Algumas famílias mantém o banho caseiro onde a imagem de São João é batizada em tanques e cisternas.

Na noite de São João a população e turistas atraídos pela festa ocupam as ruas do Porto Geral. A descida da ladeira se transforma num ritual secular que inclui passar por baixo dos andores, caminhar descalço e banhar as dezenas de imagens conduzidas pelas famílias até as margens do Paraguai. Uma queima de fogos ilumina os céus de Corumbá anunciado a chegada do dia do santo que, segundo a Bíblia, teria batizado Jesus. Um dia para lavar a alma e festejar nas águas que simbolizam a vida da cidade e a imensidão do Pantanal.
Fonte: Ministério do Turismo.

Descrição: Congregando o culto a São João Batista e ao orixá Xangô, a festividade reúne uma série de rituais, como procissões, cortejos, novenas e giras em terreiros de candomblé e umbanda, reunindo a população em fé, alegria e afeto. É festa joanina no Pantanal!

Percorrendo as casas dos festeiros – realizadores de festas em homenagem ao santo –, o roteiro do Banho de São João inclui, ainda, a decoração de altares e andores, queima de fogueiras e realização de oferendas, além de rezas e terços, giras em terreiros e levantamento de mastros. Na passagem do dia 23 para 24 de junho, a população se dirige às margens do rio Paraguai para realizar, assistir e participar do ritual do banho: em Corumbá, o banho acontece no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário. É o ápice da celebração, a festa pública, para onde convergem as festas das casas e dos terreiros.

Situados na região pantaneira do Mato Grosso do Sul, às margens do rio Paraguai, Corumbá e Ladário são municípios vizinhos, distantes cerca de 350 km da capital Campo Grande. Corumbá possui cerca de 112 mil habitantes; Ladário, 23 mil. Na fronteira com a Bolívia, a região tem um histórico no processo de formação do território brasileiro a partir da expansão colonial das coroas Portuguesa e Espanhola.

“É uma grande valorização do Banho de São João, do Arraial do Banho de São João. É um ganho imenso. Com o registro nacional, há mais visibilidade para uma festa que precisa ser conhecida”, avalia o festeiro Alfredo Ferraz, 32. “Esse Arraial é realizado somente aqui. O Brasil precisa conhecer, o mundo precisa conhecer. O registro é uma emoção porque, quando começamos a montar o processo, era só um sonho. Para os festeiros e devotos, hoje é uma grande vitória”, completa Alfredo, que herdou do pai e do avô a devoção a São João.
Fonte: Iphan.

Processo de registro: Em 2010, com o reconhecimento da Celebração Banho de São João de Corumbá como bem cultural de natureza imaterial do estado do Mato Grosso do Sul, foi solicitado ao Iphan reconhecimento em esfera federal. Os estudos realizados a partir de 2014 apontaram a necessidade de se ampliar o recorte espacial, incluindo o município de Ladário, onde a tradição também é realizada.

Já em 2018, o Iphan firmou parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) para dar prosseguimento ao dossiê do Banho de São João. O trabalho contou com incursões a campo para acompanhar a preparação da festa, resultando em inúmeras entrevistas, sendo 25 delas gravadas, com festeiros, devotos e autoridades religiosas e político-administrativas.
Fonte: Iphan.

BENS RELACIONADOS:
Corumbá – Festa de São João
Ladário – Banho de São João

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Ministério do Turismo
Flandoli; Marsaro da Rosa; Ramos Dias
João Carlos de Souza


Comentários

  1. Mariano David Soares |

    @Lembrando que em festejos religiosos, não pode haver consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas. Nem mesmo o tradicional quentão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.