Ponta Porã – 4o Batalhão da Polícia Militar


Imagem: Ministério Público

O 4o Batalhão da Polícia Militar foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930).

FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Nome Atribuído: 4o Batalhão da Polícia Militar (Castelinho)
Outros Nome: Castelinho
Localização: R. Antônio João, nº 2244 – Vila Militar – Ponta Porã-MS
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 12.521, de 13/03/2008

Descrição: O Castelinho é palco importante da cultura e da história de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul. Foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930). Foi erguido próximo à antiga estação Noroeste do Brasil com recursos federais e contribuições sólidas da Companhia Matte Larangeira.
Entre os anos de 1943 e 1946, o prédio serviu de sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo do então Presidente Getúlio Vargas quando o mesmo instituiu a política de Território Federal no Brasil, sendo o governador o militar Ramiro Noronha.
No fim dos anos 1940, o local passou a abrigar a cadeia pública e, por décadas seguidas, foi quartel da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. Já no final da década de 1990, a corporação foi transferida e instalada em novo prédio em Ponta Porã. Desde então o Castelinho ficou sem função.
Fonte: Minsitério Público.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Ministério Público


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.