Urussanga – Vinícola Cadorin


Imagem: Prefeitura Municipal

A Vinícola Cadorin, em Urussanga-SC, data da de 1918 e preserva todo o processo produtivo dos Vinhos Cadorin. É um museu particular.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Conjunto de três edificações na Vinícola Cadorin
Outros Nomes: Cantina Cadorin
Localização: R. Américo Candorini, nº 43, 61 e 83 – Urussanga-SC
Número do Processo: Nº 193/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.464, de 23/11/2001

Descrição: Conjunto de três edificações térreas. A principal delas, construída em 1927, apresenta maior porte e esmero nos elementos de fachada, além de um grande número de aberturas com vergas retas. Estes imóveis abrigavam uma das mais importantes indústrias vinícolas do Estado, a Vinícola Cadorin.
Fonte: FCC.

Descrição: Edificação data da de 1918 preserva todo o processo produtivo dos Vinhos Cadorin – museu particular. Atende a grupos com reserva antecipada efetuada na Central de Informações Turísticas de Urussanga – CIT.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A proteção estadual no município de Urussanga vem preservar o legado construído pelo imigrante ítalo-brasileiro, nas dimensões urbana e rural. Embora tenha se iniciado como um núcleo da Colônia Azambuja, Urussanga tornou-se o mais expressivo centro urbano da cultura italiana no Estado. Na área urbana, o valor patrimonial encontra-se sedimentado na praça principal, núcleo original, espelho da miscigenação ocorrida com a forma luso-brasileira de construir, influenciada pelo centro de importância regional que foi Laguna.

Embora de caráter singelo, a arquitetura traduz um quadro evolutivo, que vai desde unidades expressivas da cultura italiana como os sobrados austeros com enquadramentos de pedra, passando por unidades próprias do ecletismo, com ornamentos, arrematados por platibandas balaustradas. Mesmo apresentando esta heterogeneidade de linhas arquitetônicas, o conjunto de edificações possui uma volumetria e um gabarito ainda uniforme, sendo a praça o agente conformador deste espaço urbano, palco da vida social em todas as suas dimensões, devendo sobre ela também estender a proteção do tombamento estadual.

Entretanto, é na área rural que encontramos a mais genuína representação da forma de construir dos imigrantes italianos. São casas térreas e sobrados de pedra rebocados ou não, na sua maioria localizados ao longo de estradas que ligam os municípios de colonização italiana no sul do Estado. Ao longo da SC 446, no distrito de Rio Maior, ao norte de Urussanga, encontra-se o maior número de edificações do gênero.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.