Urussanga – Casa de Carmela Bez Batti


Imagem: Mendes

A Casa de Carmela Bez Batti foi construída entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX. Exemplo da influência da imigração italiana na arquitetura em SC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa de Carmela Bez Batti
Outros Nomes: Casa Martins
Localização: Praça Anita Garibaldi, esquina com R. Domingos da Rocha, nº 285 – Urussanga-SC
Número do Processo: Nº 192/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.464, de 23/11/2001

Descrição: A edificação, de esquina, finaliza uma das ruas laterais da Praça Anita Garibaldi. De influência art-déco, caracteriza-se pelo trabalho de marcação dos distintos planos de fachada através de elementos verticais e horizontais ressaltados pela pintura de cor forte. Constitui-se num documento das últimas fases de formação da praça.
Fonte: FCC.

Descrição: De propriedade de Nilo Martins, a edificação foi construída entre o final do século XIX e o início do século XX. É considerada exemplo da influência da imigração italiana na arquitetura em Santa Catarina.
Edificação de dois pisos, construída em esquina com certo recuo em relação à rua, finaliza uma das ruas laterais da Praça Anita Garibaldi. As fachadas (sobretudo no piso superior) têm ornamentos que interligam as aberturas (janelas). Com influência art déco, tem fachada trabalhada por distintos planos, através de elementos verticais e horizontais ressaltados pela pontura.
Fonte: UDESC.

Descrição: A proteção estadual no município de Urussanga vem preservar o legado construído pelo imigrante ítalo-brasileiro, nas dimensões urbana e rural. Embora tenha se iniciado como um núcleo da Colônia Azambuja, Urussanga tornou-se o mais expressivo centro urbano da cultura italiana no Estado. Na área urbana, o valor patrimonial encontra-se sedimentado na praça principal, núcleo original, espelho da miscigenação ocorrida com a forma luso-brasileira de construir, influenciada pelo centro de importância regional que foi Laguna.

Embora de caráter singelo, a arquitetura traduz um quadro evolutivo, que vai desde unidades expressivas da cultura italiana como os sobrados austeros com enquadramentos de pedra, passando por unidades próprias do ecletismo, com ornamentos, arrematados por platibandas balaustradas. Mesmo apresentando esta heterogeneidade de linhas arquitetônicas, o conjunto de edificações possui uma volumetria e um gabarito ainda uniforme, sendo a praça o agente conformador deste espaço urbano, palco da vida social em todas as suas dimensões, devendo sobre ela também estender a proteção do tombamento estadual.

Entretanto, é na área rural que encontramos a mais genuína representação da forma de construir dos imigrantes italianos. São casas térreas e sobrados de pedra rebocados ou não, na sua maioria localizados ao longo de estradas que ligam os municípios de colonização italiana no sul do Estado. Ao longo da SC 446, no distrito de Rio Maior, ao norte de Urussanga, encontra-se o maior número de edificações do gênero.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Veridiana Mendes
UDESC 1
UDESC 2

 


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