Urussanga – Casa da Família de Césaro


Imagem: Google Street View

A Casa da Família de Césaro foi construída em 1937, teve Francisco de Cesare como primeiro proprietário. Possui ornamentos de influência eclética na fachada.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa da Família de Césaro
Localização: Praça Anita Garibaldi, nº 100 – Urussanga-SC
Número do Processo: Nº 185/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.464, de 23/11/2001

Descrição: Edificação térrea, participa do conjunto que conforma a praça com características próprias da arquitetura colonial luso-brasileira. Possui fachada com elementos ornamentais de influência eclética, reforçada pela adoção de platibanda.
Fonte: FCC.

Descrição: Construída em 1937, teve Francisco de Cesare como primeiro proprietário.
A edificação é de um pavimento, pouco recuada em relação à rua. Tem cobertura em duas águas e platibanda. A fachada central possui três aberturas (a porta de entrada e duas janelas) e uma discreta ornamentação geométrica, possui aberturas (janelas) na fachada lateral. Edificação térrea com características da arquitetura colonial luso-brasileira. Possui ornamentos de influência eclética na fachada.
Fonte: UDESC.

Descrição: A proteção estadual no município de Urussanga vem preservar o legado construído pelo imigrante ítalo-brasileiro, nas dimensões urbana e rural. Embora tenha se iniciado como um núcleo da Colônia Azambuja, Urussanga tornou-se o mais expressivo centro urbano da cultura italiana no Estado. Na área urbana, o valor patrimonial encontra-se sedimentado na praça principal, núcleo original, espelho da miscigenação ocorrida com a forma luso-brasileira de construir, influenciada pelo centro de importância regional que foi Laguna.

Embora de caráter singelo, a arquitetura traduz um quadro evolutivo, que vai desde unidades expressivas da cultura italiana como os sobrados austeros com enquadramentos de pedra, passando por unidades próprias do ecletismo, com ornamentos, arrematados por platibandas balaustradas. Mesmo apresentando esta heterogeneidade de linhas arquitetônicas, o conjunto de edificações possui uma volumetria e um gabarito ainda uniforme, sendo a praça o agente conformador deste espaço urbano, palco da vida social em todas as suas dimensões, devendo sobre ela também estender a proteção do tombamento estadual.

Entretanto, é na área rural que encontramos a mais genuína representação da forma de construir dos imigrantes italianos. São casas térreas e sobrados de pedra rebocados ou não, na sua maioria localizados ao longo de estradas que ligam os municípios de colonização italiana no sul do Estado. Ao longo da SC 446, no distrito de Rio Maior, ao norte de Urussanga, encontra-se o maior número de edificações do gênero.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Veridiana Mendes
UDESC


Comentários

  1. Luiz Claudio Bellotto |

    Boa tarde. Estou pesquisando a Família Cesaro. Gostaria de saber a origem desta família Cesaro de Urussanga. Alguém para me auxiliar?
    Grato.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.