Lauro Müller – Castelo de Lauro Müller


Imagem: Encantos do Sul

O Castelo de Lauro Müller-SC foi construído em 1919 por Henrique Lage, maior responsável pelo desenvolvimento da siderugia e da exploração do carvão no Estado de Santa Catarina.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Castelo de Lauro Müller
Outros Nomes: Castelo Henrique Lage
Localização: R. Amâncio Lima da Luz, s/n – Lauro Müller-SC
Número do Processo: Nº 078/93
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.290, de 29/10/1996

Descrição: A obra que se tornou ponto turístico em Lauro Müller localizado na Rua Amâncio Limas da Luz é o famoso castelo. Uma construção realizada em 1919 por Henrique Lage, maior responsável pelo desenvolvimento da siderugia e da exploração do carvão no Estado de Santa Catarina. Atualmente foi adquirido por Henrique Salvaro e se tornou propriedade privada.
Fonte: Mireli Martignago.

Descrição: O Castelo Henrique Lage é uma construção de 1919, feita na base da Serra do Rio do Rastro, no município de Lauro Müller, no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma réplica de um castelo suíço com um mirante em forma de torre circular e jardins.
Foi construído por Henrique Lage, o maior responsável pelo desenvolvimento da siderurgia e da exploração do carvão no estado de Santa Catarina, para Gabriella Besanzoni, uma cantora italiana de ópera com quem se casou e foi morar no Rio de Janeiro, onde já havia construído outro castelo, hoje transformado no Parque Lage.
O castelo foi restaurado, sendo transformado em pousada, porém a pousada funcionou por pouco tempo. Em 1998 o local foi tombado pela Fundação Catarinense de Cultura e atualmente pertence ao Grupo Salvaro.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: Construído entre 1917 e 1919, o Castelo pertenceu a Henrique Lage, industrial dono de jazidas de carvão do sul de Santa Catarina e envolvido com outros empreendimentos, como transportes, salinas e construção civil. A construção foi uma homenagem à esposa de Henrique, a cantora italiana de ópera Gabriela Benzanzoni. O casal morou no Parque Lage, no Rio de Janeiro, e o Castelo acabou por servir de hospedagem para os engenheiros das empresas de Henrique Lage na região, bem como para visitantes considerados ilustres, especialmente políticos e empresários. Quando foi solicitado o tombamento, na década de 1990, o imóvel já não pertencia à família Lage; os proprietários de então expressaram o desejo de transformar a edificação numa pousada, o que se concretizou com a criação da “Pousada Fazenda Castelo”.

A edificação, de grande volumetria, seria réplica de um castelo suíço. Construído em alvenaria mista de pedra e tijolos, o Castelo possui telhado em várias águas. Além da residência principal, com terraço e mirante em forma de torre circular, há anexo de serviço, coreto e jardins. Tendo hospedado visitantes desde o término da construção, não sofreu grandes modificações para o uso como pousada: originalmente, os dois pavimentos já eram ocupados por diversas suítes, equipadas com lareiras e outros detalhes requintados. O castelo está implantado no alto de uma elevação, da qual se tem vista panorâmica da cidade de Lauro Müller e do Rio Tubarão.

Atualmente a edificação abriga a Pousada Fazenda Castelo.
Fonte: UDESC.

Descrição: O Castelo, como é conhecido, foi construído entre 1919 e 1922, período em que a atividade mineradora catarinense buscava sua afirmação. Serviu como estadia de Henrique Lage e sua esposa, quando visitavam a região, e para receberem hóspedes importantes. Posteriormente, foi moradia dos engenheiros administradores das empresas mineradoras do grupo empresarial, sendo, consequentemente, palco privilegiado de debates e decisões ligadas à exploração do carvão catarinense.

O valor cultural do castelo está relacionado à histórica atividade de exploração do carvão catarinense e à formação sócio-territorial – que expressa a combinação das diversas esferas da vida social: econômica, social, política, cultural – da cidade de Lauro Muller.

Somado ao vínculo histórico, há o valor arquitetônico e paisagístico dentro do contexto no qual está inserido. A edificação qualifica o cenário de vida da população. A relevância da tipologia arquitetônica está no padrão construtivo, na implantação, no porte, na alvenaria mista em tijolos e pedra, na complexidade dos telhados, na disposição interna e na torre de seção circular, que justifica a alcunha de “castelo”.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Mireli Martignago
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.