Blumenau – Antiga Prefeitura Municipal


Imagem: Google Street View

A Antiga Prefeitura Municipal, em Blumenau-SC, foi tombada por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Edifício da Fundação Cultural de Blumenau
Outros Nomes: Antiga Prefeitura Municipal
Localização: R. XV de Novembro, nº 161 – Centro – Blumenau-SC
Número do Processo: Nº 015/92
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.294, de 29/10/1996

Descrição: O prédio onde está a Fundação Cultural foi inaugurado em 1875 e ampliado em 1917. Em 1939, foi totalmente modificado e ampliado para sediar o Fórum e demais autarquias estaduais, perdendo a característica arquitetônica do século XIX. Em 1958, um incêndio destruiu a parte destinada ao Fórum, administração municipal e Arquivo Histórico. Em 2000, foi reconstruída a parte do Fórum e nessa ocasião respeitou-se a arquitetura da década de 1930, porém a parte interna foi totalmente modificada e adaptada aos tempos atuais.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Projetada pelo arquiteto alemão Heinrich Krohberger, a edificação foi construída em 1875 para servir como Foro e Centro Administrativo da Colônia Blumenau, que desde 1850 tinha como sede a casa de Hermann Blumenau. Construída inicialmente em dois andares, por muito destacou-se entre as edificações existentes. Funcionou como prefeitura até 1981.
O prédio passou por várias modificações, das quais se destacam: em 1918, o acréscimo de duas novas alas, onde funcionaria o Fórum, além de nova cobertura e alguns ornamentos na fachada principal; em 1938, acréscimo de um novo pavimento sobre a edificação, passando a unir os dois corpos, sendo também criado um vão central com três aberturas em arco, assim como uma nova ala lateral à direita (vinte anos depois destruída em um incêndio); entre 1999 e 2001, ampliação da área, destacando-se a criação de uma galeria de artes e de um auditório com palco.
A imponente edificação fica na entrada da cidade, na confluência do Ribeirão Garcia com o rio Itajaí-Açu. Na fachada principal há um vão central de entrada com três aberturas em arco, que de certa forma divide a parte mais antiga da construção, à esquerda, da parte que foi destruída pelo incêndio em 1958 e reconstruída no início dos anos 2000. Na fachada da parte antiga, preservada, podemos ver as estreitas janelinhas do porão, num primeiro nível; acima, no piso onde fica a recepção, aberturas maiores; depois as três janelas em arco, no segundo piso, e o frontão de linhas simples. Estas aberturas foram replicadas no lado reconstruído, sendo as bandeiras das janelas em arco do segundo piso bem semelhantes às do lado antigo; o frontão também foi construído de forma a ficar bastante parecido com o do lado esquerdo. As linhas retas da edificação são quebradas por uma torre sextavada que, na extrema direita da edificação, vai do nível da rua até a cobertura.
Fonte: UDESC.

Descrição: A implantação da Colônia de Blumenau no ano de 1850 gerou uma das primeiras manifestações da arquitetura dos imigrantes alemães no atual Estado de Santa Catarina. Após alguns anos de luta pela implantação da colônia, iniciou-se um processo construtivo que marca até hoje na arquitetura local: a casa enxaimel. É por meio dessa arquitetura que os imigrantes alemães introduzem uma técnica única em todo o país, marcando esse período com singularidade e admirável beleza.

É pela sua aparência externa, marcada pela técnica construtiva, que os exemplares chamam a atenção. A cobertura bem inclinada em telhas claras, a armação em vigas escuras, as paredes de tijolos aparentes e as molduras das portas e janelas em branco contribuem para dar um encanto especial a essas casas simples e despretensiosas. Apesar da técnica ter sido aplicada largamente nas primeiras décadas, atualmente, na área urbana, esse tipo arquitetônico tornou-se uma raridade.

A maior parte dos exemplares enxaimel estão localizados nas áreas rurais de Blumenau e municípios vizinhos, onde essa arquitetura se difundiu ainda mais e permanecem preservadas. Após esse primeiro período, até o fim do século XIX, Blumenau passou por uma grande mudança em sua arquitetura. As pequenas e singelas casas começam a ser substituídas por edificações maiores, com dois pavimentos e estrutura em alvenaria auto portante, representando uma arquitetura mais refinada, mais confortável, que procura refletir o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.

Na Rua XV de Novembro, a principal rua no centro da cidade, existe um conjunto de edificações singulares dessa época.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Prefeitura Municipal
Rede social


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.