Várzea Alegre – Igreja São Caetano


 

Imagem: Coepa

A Igreja São Caetano, em Várzea Alegre-CE, tem sua fachada principal voltada para a Casa Grande do antigo engenho de mesmo nome.

COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
Nome atribuído: Igreja São Caetano
Localização: Distrito de Naraniú – Várzea Alegre-CE
Número do Tombamento: Nº 033

Descrição: Situada em Naraniú, distrito de Várzea Alegre, a Capela de São Caetano tem sua fachada principal voltada para a Casa Grande do antigo engenho de mesmo nome. Há, no entanto, a presença da rodovia CE-060 separando estes edifícios, o que vem a descaracterizar o sítio.
O partido original da capela é bem preservado: apresenta planta com nave, capela-mor, sacristia e um pequeno cemitério aos fundos da capela-mor.
O frontispício é vazado por apenas uma portada e, logo acima desta, uma janela do coro. Ambas as aberturas têm vergas retas e cercadura em argamassa. Essa frontaria, emoldurada por dois cunhais e cornija que desenvolve-se em volutas sobre um óculo cego, é rematada por um frontão recortado com decoração em estuque, o qual é coroado por uma cruz de ferro e flanqueado por dois pináculos invertidos, por conta de estarem danificados.
O acesso à igreja, além da porta principal, dá-se por três outras entradas localizadas, sendo uma na lateral direita, onde há também uma janela que dá para a capela-mor, e duas na fachada esquerda, sendo uma destas que dá para a sacristia, que contém uma janela. Há também nessa fachada duas janelas altas, sendo uma voltada para o coro e que abriga o sino e a outra, em nível inferior, atualmente entaipada, podendo ter servido como púlpito ou tribuna de acesso externo. Essas janelas possuem vergas retas e as demais, vergas em arco abatido.
Tipologicamente, trata-se de uma capela rural setentecista com partido em “T” incompleto, surgido no século XVII, mantido em uso durante todo o século seguinte, principalmente em capelas rurais como a de São Caetano.
Fonte: Coepa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Coepa
MinC


Comentários

  1. Apenas a calçada não está como era originalmente. Não sei se por questão de segurança. Mas acho que seja tão somente por falta de conhecimento. Na calçada original tinha batentes apenas no meio da calçada

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.